Educação

Secretaria da Educação do Estado lança nova temporada do jogo Simula Sabe para fortalecer as aprendizagens

O jogo contém questões de Português e Matemática elaboradas com o auxílio dos professores de diversos estados brasileiros.

02/07/2020 às 08h45, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade


Que tal aprender jogando? A segunda temporada da plataforma Simula Sabe, criada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) para fortalecer as aprendizagens dos estudantes neste período de pandemia do novo Coronavírus, será iniciada nesta sexta-feira (3). A novidade é que serão adicionados mais seis novos desafios. Trata-se de um jogo dinâmico e interativo de aprendizado, que tem como base o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe). Ao jogar, o estudante testa os seus conhecimentos, bem como avalia as dificuldades e o seu desempenho. O Simula Sabe pode ser jogado através do link disponível no Portal da Educação (http://simulasabe.educacaobahia.com.br/).

O jogo contém questões de Português e Matemática elaboradas com o auxílio dos professores de diversos estados brasileiros. Tanto na primeira, quanto na segunda temporada, o Simula Sabe apresenta conteúdos voltados para o 5° e 9° ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. No entanto, a plataforma é aberta para a participação de estudantes concluintes, universitários e outras pessoas que queiram jogar para revisar conteúdos e testar seus conhecimentos. O jogo também está sendo acessado em diversos estados do país, como Ceará, Tocantins, Goiás e São Paulo. 

O estudante Marcos Oliveira Rebouças, 16, que cursa o 3º ano na rede estadual, em Vitória da Conquista, aprovou a iniciativa. Ele jogou dois desafios de Português e dois de Matemática, nos quais obteve um desempenho acima de 80%. "Com a necessidade de aprofundar nos estudos por conta própria, a maior dificuldade é justamente saber em quais assuntos há um déficit no conteúdo e o Simula Sabe entra perfeitamente aí, fornecendo a oportunidade de termos, gratuitamente, o feedback do nosso desempenho, coisa que é disponível geralmente em plataformas pagas. A plataforma propõe questões direcionadas ao que os vestibulares realmente cobram: interpretação de texto", afirmou. 

Novas atualizações 

De acordo com a assessora Aline Oliveira, integrante da equipe do Simula Sabe, a plataforma recebeu, ao longo da primeira temporada, atualizações a partir de considerações enviadas pelos usuários. O jogo agora está mais atrativo e dinâmico. Além disso, destacou, a equipe está aprimorando os recursos visuais e a acessibilidade do site, a fim de atender as necessidades de todos os públicos.

“Nossa intenção é adicionar jogos de outras séries e disciplinas, por isso, estamos incentivando os professores da nossa rede a elaborarem questões para os desafios do Simula Sabe. Estamos sempre abertos a sugestões e críticas que possam aprimorar o nosso sistema. Desejamos avançar juntos com esta ação. Destacamos que os desafios da primeira temporada permanecem disponíveis àqueles que ainda não os jogaram e que, independentemente da série em que o estudante se encontra, ele pode jogar quaisquer dos desafios disponíveis", explicou Aline Oliveira.

Como jogar 

Após se inscrever no jogo, o estudante recebe um e-mail contendo uma chave individual de acesso ao desafio escolhido e que o direcionará ao painel de questões. Cada desafio possui 20 questões de uma determinada disciplina (Língua Portuguesa ou Matemática), que devem ser respondidas no período de 50 minutos. Não é recomendável a utilização de consultas externas. 

Ao final do jogo, o participante receberá um e-mail contendo o link de acesso à correção do desafio realizado. Para que o estudante perceba a sua evolução conectada aos demais jogadores, o site disponibiliza o Ranking do Simula Sabe. Na medida que o jogador acerta mais questões e realiza mais desafios, sua pontuação no Ranking aumenta.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade