Saúde

Especialista ensina como diferenciar os sintomas da dengue, zika, chikungunya e covid-19

Diagnóstico das doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti e pelo novo coronavírus favorece o tratamento correto

29/06/2020 às 13h24, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

As arboviroses dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo aedes aegypti ou popularmente chamado de mosquito da dengue, vêm preocupando a população e as autoridades de saúde na Bahia, além da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Em Salvador, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) registrou, de janeiro a maio deste ano, 8.400 casos de dengue, zika e chikungunya, um crescimento de 338% em relação ao mesmo período de 2019.

A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana informou que entre janeiro e abril deste ano houve um aumento de 64,77% dos casos de chikungunya em comparação ao mesmo período do ano passado. A questão é: como identificar e diferenciar uma doença da outra? Para esclarecer as dúvidas, a gerente de Operações Médicas do Grupo Vitalmed, Diana Serra, informa quais os sintomas das arboviroses e da covid-19 e o que as pessoas com suspeita de contaminação devem fazer para ter o diagnóstico e tratamento corretos.

Os principais sintomas da covid-19 se assemelham a um resfriado, com febre, tosse, dor de cabeça e dificuldade de respirar. A doutora Diana orienta que, em caso de febre a partir de 37,8ºC persistente, por mais de 72 horas (três dias), e falta de ar, procurar atendimento médico. A médica aconselha ainda que, antes de sair de casa, ligar para o serviço gratuito do Telecoronavírus 155 para falar com profissionais de saúde ou baixar o aplicativo Monitora Covid-19, que vai fazer o monitoramento e informar o serviço de referência mais próximo.

Nos casos de dengue, zika e chikungunya, não há manifestação de dificuldades respiratórias. Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor no corpo e atrás dos olhos, fraqueza e vômitos. “A febre e a dor no corpo podem ser confundidas com a covid-19, mas o novo coronavírus provoca tosse e dificuldade para respirar”, ressalta Diana. A chikungunya também apresenta febre alta, acompanhada por dores musculares e nas articulações (pés, mãos, pulsos e cotovelos), além de dor de cabeça.

A zika se diferencia pelas erupções na pele com coceiras, febre baixa, olhos vermelhos, dor nas articulações, nos músculos e na cabeça. “No caso de alguma suspeita, procurar um hospital ou clínica de saúde para se consultar com um clínico geral ou infectologista”, orienta a médica, acrescentando que os sintomas das três arboviroses costumam durar de 7 a 10 dias. Já a covid-19, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tempo de incubação é de até 14 dias, podendo se manifestar por cinco dias

O índice de casos das arboviroses em Salvador e Feira de Santana tem crescido devido às chuvas constantes e ao acúmulo de água em caixas d’água, vasos de planta, pneus, piscina e até bebedouro de animais. “A água parada é o principal causador da proliferação do mosquito aedes aegypti. É preciso lavar os recipientes que podem acumular água e eliminar as larvas, impedindo a reprodução do mosquito e contribuindo para reduzir os índices de infestação”, conclui a doutora Diana.

    

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade