Feira de Santana

Inauguração do Hospital Clériston Andrade II é adiada

O novo hospital possui 8.000 m², divididos em três pavimentos, e tem 60 leitos exclusivos para Covid, sendo 40 de UTIs.

26/06/2020 às 07h49, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Por conta da chuva, foi adiada a abertura do Hospital Geral Clériston Andrade 2 (HGCA 2), que aconteceria na próxima segunda-feira (29). O deputado federal Zé Neto informou ao Acorda Cidade que a nova data prevista é 6 de julho.

“Estive ontem na secretaria estadual de Saúde para ver se trazemos mais duas ambulâncias aqui para Feira, serão oito, uma para cada distrito, e conversamos sobre a possibilidade de entrega do Clériston 2 na segunda-feira (29), e aí o secretário fez ligações e o governador Rui Costa também ficou muito preocupado, porque a chuva inunda a parte do fundo do hospital. Lá tem uma nascente do Rio Subaé, tem um lençol freático muito alto, e quando chove inunda. Está tudo inundando lá. Os caminhões não estão podendo entrar para os ajustes na parte externa, no fundo. A praça de alimentação está pronta, a parte interna do hospital também está muito ajustada, quase tudo montado, mas a parte de logística lá no fundo está realmente com problema, e a expectativa é que a chuva passe um pouquinho e a gente possa entregar o hospital até na semana que vem. A expectativa é para o dia 6 de julho”, explicou o deputado.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Praça de Alimentação (Foto arquivo: Ascom/Dep. Zé Neto)

Estrutura

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o novo hospital possui 8.000 m², divididos em três pavimentos, e tem 60 leitos exclusivos para Covid, sendo 40 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
 No andar térreo fica o setor de bioimagem, com dois tomógrafos e ressonância, e o maior Centro de Hemorragia Digestiva do interior do estado. Já no primeiro pavimento estão os 40 leitos de UTIs e no segundo está o segundo maior centro cirúrgico da Bahia, com 12 salas operatórias. É primeiro hospital 4.0 do estado, o que evita o preenchimento de prontuários manualmente. Ainda segundo a Sesab, o governo estadual investiu mais de R$ 50 milhões, entre obras físicas e aquisição de equipamentos para o HGCA 2.

Leia também: Chaves de quiosques do novo Clériston Andrade são entregues para ex-barraqueiros

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade