Covid-19

Presidente do Sindicato dos Bancários diz que aglomerações nas agências adoecem a categoria

A sindicalista concorda com a decisão do Ministério Público do Trabalho de fechar por 14 dias as agências do Bradesco na cidade por causa do número de pessoas contaminadas pelo coronavírus.

25/06/2020 às 12h48, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

A presidente do Sindicato dos Bancários, Sandra Freitas disse, em entrevista ao Acorda Cidade na manhã desta quinta-feira (25), que o sindicato está pedindo socorro sobre a situação da categoria e os problemas enfrentados diante da pandemia da covid-19. Ela comentou também sobre a decisão do Ministério Público do Trabalho de fechar por 14 dias as agências do Banco Bradesco na cidade em virtude do grande número de pessoas contaminadas. Sandra Freitas considerou a decisão acertada e importante para garantir a segurança dos bancários.

“O MP entrou com essa ação, pedindo primeiro que os bancos fechassem 14 dias para fazer uma desinfecção total que eu concordo com isso, acho que seria muito bom, que tirasse um final de semana e fizesse a desinfecção em todas as agências bancárias da cidade. Até porque os bancos só fecham quando o bancário comprova que ele contaminado. Mas, nós sabemos de muitos casos daquelas pessoas que são assintomáticas e não era nada demais os bancos a cada 15 dias higienizarem todas as suas agências. Outra coisa foi a testagem geral dos bancários do Bradesco. A gente queria que isso fosse estendido a todos os trabalhadores e inclusive o Sindicato dos Bancários já protocolou uma carta para a prefeitura solicitando. A terceira coisa foi que o Bradesco permitisse o acesso do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), um órgão que tem autoridade, autonomia, para fazer a fiscalização em relação a saúde do trabalhador em todas as empresas. O Cerest é reconhecido e é um órgão que é parceiro inclusive do sindicato. O Bradesco infelizmente impediu o acesso do Cerest em suas agências e o Cerest foi fazer uma visita porque realmente o Bradesco é o banco que mais tem casos de covid em Feira de Santana. A decisão foi que o banco Bradesco permitisse o acesso do Cerest acertadamente para que com essas fiscalizações observasse o ambiente de trabalho, as instalações, como estava a situação de trabalho dentro dos bancos e também aqueles bancários que tivessem necessidade de testagem”, explicou.

Para Sandra Freitas, a decisão do MP foi dentro do esperado e a intenção do sindicato não é que os bancos fechem, mas que atendem a todos os cuidados e propiciem um ambiente saudável para os trabalhadores que estão passando por momentos delicados.

“As pessoas se aglomeram nas agências e infelizmente e isso tem promovido um grande número de adoecimento da categoria bancária. Nós pedimos socorro, pedimos que todos os órgãos, aqueles que possam ajudar que façam o esforço junto a prefeitura para que haja uma testagem Temos um comitê de crise que está ligado o tempo todo com a direção dos bancos, pedindo essa testagem dos bancários para que a gente tenha um panorama mais fiel de como as coisas estão acontecendo”, frisou.

Sandra Freitas pediu que as pessoas só compareçam as agências bancárias em casos de extrema necessidade e afirmou que o sindicato acompanha a execução dos protocolos de saúde nas agências.Pedindo aos bancos que cumpram, que façam o afastamento das pessoas contaminadas para que elas não contaminem outras. De acordo com ela, os bancos em parte têm seguido esses protocolos e o sindicato ao saber das pessoas adoecidas faz a denúncia ao Ministério Público do Trabalho.

“Para que esse exija dos bancos que cumpram a todas as medidas de segurança para fazer com que os bancários fiquem mais protegidos, todos os que trabalham nas agências e a população”, frisou.

Categoria contaminada

A sindicalista destacou que o grande número de bancários contaminados preocupa o sindicato e
Atualmente há um número confirmado de 26 bancários infectados pela covid-19. Esse número, de acordo com ela, diverge da Secretaria de Saúde.

“Até porque infelizmente tem bancos que estão camuflando essas informações e inclusive ameaçando os empregados para que não divulguem para o sindicato para que este acompanhe os procedimentos. Infelizmente isso ainda acontece. Mas, nós temos conhecimento de 26 pessoas já confirmadas e alguns bancários ainda aguardando resultado”, concluiu.

Leia também: MPT obtém decisão que obriga agências do Bradesco de Feira de Santana a receber fiscais

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Praça de Jaguara

Feira de Santana

Prefeito assina ordem de serviço para construção de memorial em Jaguara

A Prefeitura de Feira de Santana também vai executar a urbanização em torno do memorial paroquial para garantir a...

25/04/2024 às 10h37

Rua L, Caminho L 20 Feira X

Feira de Santana

Família que reside ao lado de canal no Feira X teme desabamento de casa; cratera foi aberta dentro do terreno

Maria de Lourdes, moradora da casa, contou que desde 2019, a família enfrenta problemas com o canal.

25/04/2024 às 09h41

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

Avenida Maria Quitéria

Feira de Santana

Moradores da Avenida Maria Quitéria reclamam de insegurança e focos de dengue em terreno baldio

O professor Ayrton Araújo, que reside nas imediações há mais de 40 anos, conversou com o Acorda Cidade e explicou...

24/04/2024 às 15h25

image

Rádio acorda cidade