Variedades

Qual é a importância da rotina para os pets?

Saber o que vai acontecer no dia traz segurança emocional para cães e gatos.

22/06/2020 às 15h34, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Cuidar dos animais de estimação é algo muito prazeroso de ser feito, mas que também demanda certas responsabilidades: é preciso zelar pela segurança, saúde, nutrição e lazer. Manter uma rotina é algo que pode ajudar bastante na disciplina e na saúde emocional dos animais de estimação.

Assim como ocorre com bebês, eles precisam acordar, se alimentar, se distrair, fazer as necessidades e dormir. Saber, ao menos, aproximadamente, o que será feito em seguida ajuda a deixá-lo confiante e menos estressado. Isso reduz a bagunça e a potencial destruição de objetos que pode acontecer, principalmente, com filhotes.

Hora para tudo

Muitos tutores notam que os pets acordam sempre na mesma hora. Eles parecem saber quando é o momento de passear e ficam na porta aguardando que seus responsáveis retornem da escola ou do trabalho.

Isso é uma verdade: faz parte da rotina do pet e ele, de certa forma, entende que existe um horário certo para cada coisa. Por isso, nos fins de semana, pode acordar o tutor se perceber que o horário do passeio está atrasado ou se achar que ele está perdendo a hora.

Ter um horário determinado para sair com o animal de estimação para passear é importante, mas também é bacana variar o trajeto para estimular o amiguinho peludo a conhecer novos caminhos, cheiros e obstáculos.

Adaptação

O pet deve ser acostumado à rotina da casa e não o contrário. Por isso, adestradores e especialistas em comportamento animal sempre recomendam que os tutores alternem o horário de acordar nos fins de semana para que o bicho compreenda que o humano também tem uma rotina.

A alimentação deve ser oferecida em turnos de manhã, tarde e noite para que ele consiga compreender que ela será servida, sem necessariamente ter um horário rígido para isso. É fundamental lembrar que, mesmo tendo uma rotina, também podemos ter imprevistos, e o pet precisa estar pronto para enfrentá-los.

Neste ponto, outra orientação importante é não acostumar o bicho a fazer as necessidades sempre e exclusivamente na rua. Deixar um canto da casa para o banheiro do bichinho vai trazer alívio para ele e para o tutor, quando não puder sair por algum motivo qualquer.

Saúde mental

A rotina também deve incluir brincadeiras, visitas ao pet shop para banho e consultas com o médico-veterinário.

Tutores que passam muito tempo fora podem investir em formas de distrair o animal à distância, com brinquedos interativos, programação própria de TV e até câmeras de monitoramento, que permitem o bicho ouvir os donos à distância.

Creches, day care e passeadores também ajudam a distrair o animal e colocá-lo para se mexer. Isso é importante para gastar energia, mantendo a saúde física e mental em dia.

Evolução

Cães são seres extremamente sociáveis e que evoluíram dos lobos. Na natureza, qualquer ser que viva em comunidade precisa de uma rotina mínima de descanso, caça/alimentação e lazer para poder manter a ordem, a sobrevivência própria e a do grupo.

Sem uma rotina, os animais podem se sentir inseguros, indefesos e vão tentar de tudo para chamar a atenção dos tutores. Isso inclui destruir móveis, fazer as necessidades fora de lugar, latir em demasia e até lambeduras que causam ferimentos na pele.

Antes de brigar com o bichinho, é preciso tentar entender o motivo daquele comportamento e saber como cuidar para que não volte a se repetir. A consulta ao médico-veterinário ou ao adestrador pode ser importante para compreender o comportamento do pet e receber orientações adequadas para aquele animal.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade