Variedades

Aprenda a cuidar corretamente de suas orquídeas

Algumas dicas fazem toda a diferença no cultivo das flores

18/06/2020 às 09h03, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A orquídeas são belas flores com propósito ornamental e que podem ser encontradas em quase todos os continentes da Terra. Além das espécies que são constantemente descobertas na natureza, é muito comum que criadores de orquídeas desenvolvam espécies híbridas, fruto do cruzamento de duas espécies diferentes, gerando flores com diferentes cores e características. Além de muito bonitas, as orquídeas são sensíveis, exigindo alguns cuidados para que floresçam corretamente.

O plantio e cultivo correto das orquídeas garante que elas vivam por mais tempo e continuem com a aparência bonita. Na hora de escolher a flor, opte por uma espécie que se adapte bem a região, levando em conta fatores como a umidade do ar e o clima do local. Dê preferência para os vasos de barro ao invés dos de plástico, já que os primeiros são feitos de material poroso que ajuda a drenar a água de maneira mais eficiente. No caso do plástico, as chances de que a água fique acumulada no fundo são maiores, o que pode prejudicar a raiz, exigindo maior cuidado na hora da rega para não encharcar a planta.

Evite trocar a orquídea de vaso enquanto ela estiver em período de floração, já que neste ponto ela está concentrando toda a sua energia em manter a flor, e pode não ter forças o suficiente para se adaptar a um novo vaso. O tamanho do vaso ideal varia de acordo com a espécie, já que algumas delas podem viver bem mesmo em vasos muito pequenos.

A rega deve ser feita sobre a planta, deixando que a água escorra por toda ela e penetre na terra. É importante deixar a água escorrer completamente, por isso, a rega deve ser feita sobre uma pia, permitindo que todo o excesso de água saia e seja descartado, impedindo que as raízes da planta apodreçam. Outro ponto importante é proporcionar uma boa luminosidade para a planta, assim, ela deve receber luz solar no horário da manhã ou pela tarde. Caso ela não receba a quantidade de luz suficiente, a orquídea não irá florescer.

O cuidado com a adubação é essencial para que a flor apareça saudável. É possível encontrar boas alternativas naturais para fertilizar a planta, por meio da junção de compostos como casca de ovo, canela em pó, pó de rocha e outros componentes, criando um adubo orgânico e não agressivo ao meio ambiente. Outra opção é usar alguns tipos de adubos químicos, como NPK 20-20-20, que também podem ser de grande ajuda para nutrir a planta. O ideal é adubar as orquídeas uma vez por semana.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade