Variedades

Saiba como evitar acidentes domésticos com crianças

Com as crianças em casa, número de ferimentos cresce 25%

18/06/2020 às 09h00, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O isolamento social está proporcionando às famílias uma experiência de proximidade nunca vista antes. Com trabalho, estudo e entretenimento dentro de casa, o momento, que é oportuno para que pais estejam mais próximos dos filhos, também pode esconder armadilhas que são ainda mais perigosas com os menores dentro de casa em tempo integral.

No Brasil, anualmente, ocorrem cerca de 200 mil acidentes domésticos com crianças – dentre eles, graves e letais, como queimaduras, quedas e afogamentos. Esse número cresce ainda mais nas férias escolares: o aumento é de 25%, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Durante o isolamento social, o Corpo de Bombeiros divulgou dados que reforçam a necessidade de atenção dentro de casa: só no estado de São Paulo os incêndios provocados por álcool em gel, problemas relacionados ao uso do fogão e sobrecarga de energia nas tomadas subiram 60%.

Apesar de os pais também estarem em casa, ainda estão trabalhando em longos horários de home office. Por isso, algumas ações simples são necessárias para evitar acidentes quando as crianças estão longe dos olhos de seus responsáveis.

Veja algumas adaptações simples, baseadas nas dicas da seguradora Ciclic, que oferece soluções para segurança doméstica para garantir o bem-estar da família toda – principalmente, dos pequeninos.

O perigo maior está na cozinha

Com a imaginação fértil da infância, qualquer objeto pode se tornar um brinquedo – inclusive, baldes cheios d'água, tomadas, panelas quentes e produtos de limpeza. Esses itens podem ser encontrados facilmente na cozinha, então, se possível, o local deve ser vetado para crianças pequenas sem supervisão, com o uso de portas ou cercadinhos para restringir o acesso.

Para proteger os maiores, que já têm mais autonomia, é importante não deixar panelas sozinhas no fogão, potes e pratos com biscoitos, bolos, doces ao alcance deles, facas e garfos também, para que não derrubem sobre si esses objetos ao tentar alcançar o que há dentro deles.

Intoxicações são outro grande perigo. Por isso, mantenha os produtos de limpeza em lugares altos ou em armários com tranca. Geralmente, as embalagens são coloridas ou semelhantes às de alimentos e podem chamar a atenção das crianças.

Pequenas reformas

No restante dos cômodos, a atenção deve continuar. Quinas de mesas que ficam na altura do corpo e do rosto das crianças devem ser protegidas, assim como tomadas e armários devem ser fixados na parede, para que não haja a possibilidade de tombar, caso sejam escalados.

A falta de manutenção da casa também pode causar acidentes. Dessa forma, é recomendado manter os consertos em dia. Há opções de seguros residenciais que oferecem cuidados periódicos com encanamentos e fiações, para que nada fique sobrecarregado ou com mau funcionamento, o que pode levar a perigos como descargas elétricas.

  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade