Acorda Cidade - Dilton Coutinho

02 de Dezembro de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Dom Itamar Vian

Todas as notícias
Publicado em 08/06/2020 09h23.

Por que namorar?

Nesse projeto, duas individualidades pretendem construir uma só.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Comemora-se, neste dia 12 de junho, o Dia dos Namorados. Casamento é um projeto a dois, construído com toda a paciência. Nesse projeto, duas individualidades pretendem construir uma só. Tendo em vista a fragilidade do ser humano, tudo deve ser avaliado e previsto. É uma obra de arte.

A VIDA do ser humano é permeada de relações afetivas. Na infância, com os pais, familiares e amigos; na adolescência, com o desenvolvimento da sexualidade, surge uma aproximação afetiva diferente. É a fase do namoro. Para pessoa que é vocacionada ao matrimônio, o namoro significa uma etapa muito importante, e deve ser vivida com seriedade e serenidade.

O NAMORO é um estágio em que duas pessoas se atraem por algum motivo. Tanto pode prosseguir para um vínculo mais sério, como noivado-casamento, ou chegar a um desvínculo. Qualquer que seja a opção, será positiva, pois nada mais natural e saudável do que o término de um namoro que está trazendo mais tristeza que alegria. Para que um casamento seja feliz, é indispensável um tempo de namoro.

O TEMPO de namoro é um tempo sagrado. É tempo de conhecer e deixar-se conhecer. É tempo de avaliar e deixar-se avaliar. Quando o namoro for responsável, a vida a dois, normalmente será uma história de amor. Mas muitos esquecem que o casamento acontece entre pessoas imperfeitas. Casam com pessoas repletas de boa vontade, mas também com uma série de limitações.

O JORNALISTA Stephen Kanitz afirma: “o casamento é um momento de consagração de duas pessoas, de promessas que deverão ser lembradas e guardadas todo o dia e para sempre, não arquivadas numa fita magnética na última gaveta do armário. O altar não é um lugar para ficar posando para fotógrafos, mas para refletir o que cada um está prometendo ao outro. A lembrança deste momento deverá ficar registrada, na mente e no coração e não somente em fotografias e fitas magnéticas”.

OS JOVENS, acima do projeto pessoal, adotam um projeto comum. É fazer de duas vidas uma só vida ou uma só carne, como afirma a Bíblia. Infelizmente, há muitos noivos que casam consigo mesmos. E quando a casa não resiste à tempestade, a ruína é grande, diz o Evangelho. Como é praticamente impossível remediar, é necessário, é inteligente, prevenir, dedicando um tempo razoável para o namoro e o noivado.

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Dom Itamar Vian

Você se conhece?

Conhecer e assumir o próprio lugar contribui para a maturidade pessoal e sua correta inserção na sociedade.

Artigo

Você Agradece?

'Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus'. (1 Tes 5,18).

Artigo

Consciência Negra

Respeito é um desafio que nos interpela para viver o verdadeiro amor a Deus e ao próximo.

Vídeo

Sinaleira desaba no cruzamento da Rua Bacelar de Castro com a Papa João XXIII Veja mais Vídeos ›

Podcast

José Ronaldo fala sobre campanha de Colbert e planos para 2022
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram