Saúde

E, as crianças, o que estão comendo no isolamento?

O isolamento social tem gerado um período de estresse e ansiedade em grande parte da população, o que favorece a uma alimentação desregulada.

04/06/2020 às 08h51, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a obesidade infantil como um dos problemas de saúde pública mais grave do século XXI e, durante a pandemia mundial atual, o cuidado com o excesso de peso deve ser ainda maior, haja visto que esse é um dos fatores presentes nos diagnósticos de óbitos da Covid-19.

O isolamento social tem gerado um período de estresse e ansiedade em grande parte da população, o que favorece a uma alimentação desregulada. As mudanças emocionais advindas das circunstâncias atuais se refletem no comportamento alimentar de adultos e crianças, resultando em fome excessiva e o aumento da frequência da alimentação. Levando em consideração que as famílias estão reunidas, a nutricionista do Sistema Hapvida, Geilma Rocha destaca como a alimentação de um acaba sendo reflexo na do outro.

"Os filhos são espelhos dos pais. Deve-se mudar a alimentação da família para que as crianças sigam um cardápio saudável. Então, alimentar-se bem na frente deles é importante", destaca Geilma. Entre alguns erros cotidianos no cardápio dos pequenos estão os lanches que, em muitos casos, são realizados fora hora. Sobre este aspecto, a especialista reforça que a criança só deve comer se estiver com fome, além de ser recomendado evitar suco ou água durante as refeições e não exagerar na quantidade das porções.

Situação duradoura

Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria demonstram que quatro em cada cinco crianças obesas permanecerão assim quando adultas. Para que o quadro seja revertido e que a saúde se torne prioridade, é importante seguir estratégias de prevenção e combate à obesidade infantil, como foco na alimentação saudável, nas atividades físicas e na redução do tempo de tela.

Segundo a especialista, estimular a prática de atividade física nesse período de isolamento é uma tarefa fundamental, a qual deve ser aliada às boas escolhas alimentares. "Precisamos fazer da alimentação saudável um hábito diário das crianças", afirma. Opções de lanches saudáveis e saborosos para fazer em família devem ser a aposta dos pais, o que gera um ambiente descontraído em casa. Bolo integral de banana, pão de cenoura, salada de frutas, biscoitos integrais e pão de espinafre são algumas das opções listadas pela nutricionista.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade