Feira de Santana

Doação de sangue: unidade do Hemoba em Feira de Santana tem novo local de atendimento

Para doar sangue com hora marcada, em Feira de Santana, basta preencher o formulário disponível na internet.

01/06/2020 às 07h09, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Na próxima terça-feira (02), a Unidade de Coleta e Transfusão da Fundação Hemoba, em Feira de Santana, passará a atender os doadores em novas instalações, na Avenida Eduardo Froés da Mota, SN, no bairro 35º Bi, no prédio onde funcionava o Núcleo Regional de Saúde. Devido à mudança, não haverá atendimento na antiga unidade, localizada no Hospital Geral Clériston Andrade, nesta segunda-feira (01).

De acordo com Marcia Almeida, assistente social da instituição, o novo espaço vai oferecer mais conforto e segurança aos doadores. “Percebemos que os voluntários estão receosos em vir doar sangue em um ambiente hospitalar, neste momento de pandemia. Desta forma, a nova estrutura irá trazer mais tranquilidade e um melhor acolhimento para os nossos doadores. Teremos uma recepção ampla e climatizada, com mais cadeiras, banheiros exclusivos e estamos tomando todas as precauções contra a disseminação do coronavírus”, explica. “Nosso estoque está crítico para a maioria dos tipos sanguíneos, por isso eu faço um apelo aos interessados em realizar doação de sangue e cadastro de medula óssea para que venham, usando máscara, e pratiquem este ato de solidariedade”, finaliza Márcia Almeida.

Hora marcada

Para doar sangue com hora marcada, em Feira de Santana, basta preencher o formulário disponível no site: http://www.hemoba.ba.gov.br, enviar um e-mail para [email protected] ou agendar a doação através do telefone (75) 3614-1556. A nova unidade tem capacidade para atender mil doadores por mês e irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Até quatro vidas podem ser salvas com apenas uma doação, isso porque o sangue é separado em quatro tipos de componentes, específicos para a necessidade de cada paciente. Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, não ter tido contato com pessoas com suspeita ou diagnóstico confirmado para o novo coronavírus e fora do grupo de risco para a doença. É necessário estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação, e portar um documento oficial com foto em bom estado de conservação. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade