Saúde

Prefeitura aplica 180 testes de covid-19 em trabalhadores e clientes do Centro de Abastecimento; uma pessoa testou positivo

A ação foi motivada após duas pessoas foram confirmadas com a doença terem relação com o Centro de Abastecimento

30/05/2020 às 12h40, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Rachel Pinto

A prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, aplicou na manhã deste sábado (30), testes rápidos de coronavírus (covid-19) em trabalhadores e clientes do Centro de Abastecimento. A ação foi motivada após duas pessoas que têm relação com o local serem confirmadas com a doença e também como forma de prevenção da contaminação.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A comerciante Aurian de Jesus, disse ao Acorda Cidade que achou a ação de testagem rápida muito válida e estava feliz em ter testado negativo. Ele informou que vem tomando todos os cuidados para evitar a doença desde o início da pandemia e além de utilizar a máscara diariamente, assim como o álcool em gel, determinou que os seus funcionários seguissem o mesmo protocolo. O álcool em gel também é disponibilizado para os seus clientes.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Gostei muito dessa ação aqui. Fui bem atendida e achei tudo bem organizado. Deu tudo certo graças a Deus e o meu teste deu negativo.

O publicitário Pedro Nunes, também realizou o teste e aprovou a iniciativa. Ele afirmou que torce para que todos os testes realizados deem negativos.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu testei negativo e tomara que seja assim para todos. É uma atitude positiva da prefeitura para saber quem está positivo e quem está negativo. Isso deve ser feito em todos os setores da cidade e em várias localidades para que se tenha um melhor controle da situação”, opinou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O prefeito Colbert Martins da Silva esteve presente na ação e contou que durante toda a semana a prefeitura irá realizar os testes rápidos no Centro de Abastecimento, especialmente em pessoas que são mais vulneráveis em ter a covid-19. Colbert comentou que na próxima segunda-feira (1º), a prefeitura irá medir a temperatura de todos os motoristas de caminhões que chegarem a Central de Abastecimento de Feira de Santana (Ceasa).

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Esse é o primeiro trabalho que estamos fazendo em razão de duas pessoas terem testado positivas e terem relação com o entreposto comercial. Vamos realizar a partir de segunda a medição de temperatura e a identificação dos caminhoneiros. Vamos fazer exames em casos suspeitos para poder identificar se há algum positivo se se houver vamos comunicar a secretaria de origem”, salientou.

Índice de isolamento baixo

Colbert frisou que o objetivo é realizar um trabalho integrado com outros municípios e também com a comunidade feirense. Ele pediu para que as pessoas tenham consciência e cumpram o isolamento social. O índice de isolamento social em Feira de Santana que estava em 51%, caiu para 47% e ele considerou a situação preocupante.

“A população deve colaborar mais. Já fechamos mais de 170 estabelecimentos desde quinta-feira passada. Tem muitas pessoas se expondo desnecessariamente. A doença está aumentando e a taxa de letalidade também. São homens, mulheres, pais, mães, avós, amigos que estão morrendo. Temos que ter muito cuidado para reduzi-las porque podem aumentar ainda mais”, finalizou.

Resultado da testagem 

A médica infectologista Melissa Falcão, coordenadora do comitê de combate do coronavírus na cidade informou que foram aplicados hoje no Centro de Abastecimento 180 testes rápidos de covid-19. De acordo com ela, um resultado deu positivo e três pessoas apresentaram sintomas compatíveis com a doença. Essas pessoas serão encaminhadas para coleta do exame PCR para a confirmação do diagnóstico e a pessoa que testou positivo, a secretaria irá buscar uma lista de contatos próximos dela para que estes contatos também sejam monitorados e façam exames.

“Faremos ações como essa nas feirinhas da Estação Nova, Tomba e em outros locais que tem aglomeração de pessoas para sabermos como é que está a disseminação da doença na população e o impacto desses locais que estão abertos número de casos que estão aumentando na cidade”, explicou.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade