Covid-19

'Ainda não há previsão de volta às aulas, mas ano letivo não será cancelado', diz governador da BA

Segundo Rui Costa, as aulas voltarão quando houver condições ideais de segurança para alunos e professores.

11/05/2020 às 08h47, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

“Infelizmente não é possível hoje afirmar a data em que voltaremos às aulas. Já está claro que não será mais neste mês de maio. Vamos monitorar para ver o comportamento da doença até o final do mês para a gente vê se é possível enxergar alguma possibilidade, se é possível voltar em junho”. A declaração é do governador da Bahia, Rui Costa, em entrevista ao vivo, na manhã desta segunda-feira (11), ao Acorda Cidade, na Rádio Sociedade News e Princesa FM, e transmitida simultaneamente pela Rede Baiana de Rádio (RBR) e Rede de Rádio Comunicação (RRC) para as cidades de Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Canavieiras, Itabuna, Bonfim e Jacobina. O governador respondeu diversas perguntas relacionadas ao enfrentamento da covid-19 no estado. (Ouça a entrevista completa no podcast)

Segundo Rui Costa, as aulas voltarão quando houver condições ideais de segurança para alunos e professores. “Temos perdido pessoas jovens. Na sexta-feira perdemos um jovem de 29 anos em Salvador, sem nenhum relato anterior de outras doenças, perdemos em Ipiaú, um jovem que trabalhava no hospital de lá, de 26 anos, que também não tinha relatos de outras doenças, além da obesidade. Não é fato de que a doença alcança exclusivamente pessoas idosas, e não podes colocar nenhuma pessoa em risco. A medida de retorno será adotada, e quando for adotada será com uso obrigatório de máscara, higienização forte da entrada na escola, treinamento e rotina de prevenção dentro das escolas, porque teremos que conviver com o vírus por pelo menos um ano a não ser até sair a vacina”, disse.

Sobre o ano letivo, o governador destacou que não será cancelado. “Quero tranquilizar que não vamos cancelar o ano letivo. Vamos fazer um esforço para reprogramar as aulas. Muito provavelmente teremos aulas aos sábados e teremos um avanço ao mês de janeiro e talvez fevereiro do ano que vem para completar o ano letivo, e com isso não prejudicar nenhum aluno” informou.

Vale-alimentação

Rui Costa disse que ainda não está definido sobre a prorrogação do vale-alimentação para alunos da rede estadual, e que ainda está concluindo a distribuição dos vales.

“A primeira ainda está em andamento. Infelizmente a maioria dos alunos ao fazer a matrícula não preenche o cadastro todo, e os colégios e própria Secretaria de Educação, infelizmente, terminavam aceitando o cadastro incompleto para garantir a matrícula do aluno, e na hora que precisa fazer contato com o aluno por algum programa é a maior dor de cabeça. Tivemos que completar o cadastro destes alunos (pela internet) em plena pandemia. Noventa por cento dos alunos já tem o cadastro, estamos finalizando a entrega dos cartões e essa semana a gente vai conversar para tomar uma medida sobre isso (a prorrogação)”, informou o governador.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade