Acorda Cidade - Dilton Coutinho

04 de Julho de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Variedades

Todas as notícias
Publicado em 05/05/2020 08h22.

Médica Veterinária da UniFTC afirma que pets não transmitem Coronavírus

Live da professora Cleusa Maria sobre convívio com animais atraiu estudantes e donos de pequenos animais
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Acorda Cidade

As mudanças na prática pedagógica, com o uso de ferramentas tecnológicas nesse período de pandemia do Coronavírus, têm sido fundamentais para a preservação da qualidade nos conteúdos disponibilizados para os estudantes da UniFTC Feira de Santana. As ações inovadoras abrangem todas as áreas e quinta-feira (30) foi a vez de Medicina Veterinária comandar uma live sobre o convívio com os pets durante o isolamento social, como parte do projeto “Todo dia é dia de live”.

De forma didática, mas ao mesmo tempo leve e descontraída, a professora Cleusa Maria Carneiro Deiró fez uma explanação precisa sobre a situação dos pequenos animais, especialmente cães e gatos, respondeu questionamentos e jogou por terra os mitos acerca da possibilidade dos pets transmitirem o vírus da Covid - 19. “Não há evidência científica de que os pets tenham transmitido o Coronavírus aos seus tutores”, afirmou a médica veterinária.

Alertando para os riscos dos extremos, que faz com eu alguns animais sejam excessivamente tratados e outros negligenciados, Cleusa Maria disse que devido à mudança de rotina eles podem adoecer, pois passaram a viver em clima de estresse, o que leva à baixa imunidade. Segundo ela, assim como as pessoas, os animais também ficam com o psicológico abalado com essa mudança repentina de modelo de vida. “Uns só dormem, outros engordam e, no caso dos cães, têm reduzidas até as saídas diárias de casa”, exemplificou.

A propósito da saída de cães, a professora advertiu para a questão da higienização no retorno, principalmente das patas e focinhos, com água e sabão, “nunca com álcool gel”, conforme enfatizou. Dentre os cuidados nesse período está evitar levar os animais ao pet shop para banho ou tosa e, em caso de doença, avaliar a real necessidade de levar ao veterinário. “O momento é de proteção e cuidado, tanto com os animais quanto com os seus tutores”, sinalizou Cleusa Maria, repudiando a atitude que considerou “grave e cruel” de abandono dos pets nas ruas.

“Mesmo que o animal tenha o vírus, eles não transmitem para o humano”, reafirmou Cleusa Maria , lembrando que o primeiro caso de cão diagnosticado com a Covid -19 foi em Hong Kong, tinha 17 anos de vida (considerado idoso) e uma série de problemas renais e cardíacos. Morreu três dias depois do diagnóstico. O segundo caso foi um pastor alemão. “Em ambas situações o tutor tinha Covid - 19”, informou a médica veterinária.

Todo dia é dia de live na UniFTC

A transmissão online feita pela professora Cleusa Maria Carneiro Deiró faz parte da programação de lives que estão sendo oferecidas diariamente pela Rede UniFTC. Através do projeto Todo Dia é Dia de Live, a instituição e está trazendo docentes de todas as áreas para abordar temas relativos à pandemia a partir de perspectivas diversas.

As lives acontecem de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados, na página oficial da instituição no Instagram - @uniftc. Confira a programação completa do mês de maio em: https://www.uniftc.edu.br/todo-dia-e-dia-de-live-confira-a-programacao-de-maio/
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Após sofrer acidente na adolescência, jovem decide fazer enfermagem para se dedicar a cuidar das pessoas
Variedades

Após sofrer acidente na adolescência, jovem decide fazer enfermagem para se dedicar a cuidar das pessoas

Aos 23 anos, Victor Ramos atua como técnico em enfermagem em um posto de saúde

Deixar a Rede Globo pode ter sido a melhor coisa para Renato Aragão, afirma neurofilósofo
Variedades

Deixar a Rede Globo pode ter sido a melhor coisa para Renato Aragão, afirma neurofilósofo

O neurofilósofo, psicanalista e estudioso da mente humana Fabiano de Abreu analisa a saída de Renato Aragão...

Variedades

5 dicas aumentam seu condicionamento físico dentro de casa

Federação Internacional de Krav Magá cria série de treinos para a quarentena

Vídeo

Entregadores de apps de Feira de Santana aderem a greve nacional e reivindicam melhores condições de trabalho Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram