Feira de Santana

APLB informa que professores tiveram redução de 50% nos salários e ameaça paralisação após retorno das aulas

O secretário de Educação confirmou que houve cortes de horas extras e deslocamento dos professores.

24/04/2020 às 22h52, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Professores da rede municipal de Feira de Santana foram surpreendidos nesta sexta-feira (24), com uma redução significativa de seus salários. De acordo com a diretora da APLB Feira, Marlede Oliveira, alguns docentes tiveram redução de até 70%.

A redução era esperada diante da crise causada pela pandemia da covid-19 e de uma publicação feita pelo prefeito Colbert Martins em sua página no Facebook. Com exceção dos vereadores, até mesmo o prefeito, secretários e superintendentes também foram afetados pela redução dos salários. A diferença é que a redução para eles foi de 15 e 20%.

Foto: Reprodução/Facebook

“Quando os trabalhadores em educação acessaram seus contracheques via internet perceberam a retirada de até 70% dos seus vencimentos. Neste sentido quero dizer que o prefeito Colbert esteve na semana passada no programa Acorda Cidade para falar sobre um decreto que publicou dizendo que iria tirar 20% do salário dele, 15% dos secretários e 13% dos cargos de confiança. Inclusive eu tinha enviado um áudio para o programa questionando que o prefeito tinha dito, no Facebook dele, que poderia tirar 10% dos trabalhadores em educação, mas não publicou nenhum decreto sobre isso. Foi uma rasteira que o prefeito deu na classe trabalhadora. Não vamos aceitar”, declarou.

Marlede informou que o Tribunal de Contas emitiu um parecer, na quinta-feira, afirmando que a prefeitura não pode tirar nenhum provento no que diz respeito a gratificações.

“O prefeito tirou o deslocamento dos professores e cortou dos professores 50% dos salários. Isso é um absurdo”, declarou informando que caso o prefeito não volte atrás haverá paralisação após o retorno das aulas.

Ao Acorda Cidade o secretário de Educação, Marcelo Neves, informou que houve cortes de horas extras e deslocamento dos professores.

“O município entendeu que não está havendo deslocamento, não está havendo horas extras e resolveu pagar os salários sem esses adicionais. Eu quero dizer que, na verdade a secretaria da Administração, está atendendo ao decreto municipal. Todos os comissionados tiveram os salários reduzidos e todos que têm gratificações tiveram os salários reduzidos, assim como todos os secretários e o prefeito. Todos estão dando sua parte e sacrifício no combate ao coronavírus por conta da queda de receita que a prefeitura está experimentando e vai experimentar ainda de forma mais forte nos próximos dias”.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também:
Vereadores não terão salários reduzidos; cada um vai doar mil reais em máscaras

Colbert reduz próprio salário, de secretários e gratificação de servidor que não atua em área essencial
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade