Acorda Cidade - Dilton Coutinho

24 de Setembro de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Educação

Todas as notícias
Publicado em 24/04/2020 22h52.

APLB informa que professores tiveram redução de 50% nos salários e ameaça paralisação após retorno das aulas

O secretário de Educação confirmou que houve cortes de horas extras e deslocamento dos professores.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
APLB informa que professores tiveram redução de 50% nos salários e ameaça paralisação após retorno das aulas
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Andrea Trindade

Professores da rede municipal de Feira de Santana foram surpreendidos nesta sexta-feira (24), com uma redução significativa de seus salários. De acordo com a diretora da APLB Feira, Marlede Oliveira, alguns docentes tiveram redução de até 70%.

A redução era esperada diante da crise causada pela pandemia da covid-19 e de uma publicação feita pelo prefeito Colbert Martins em sua página no Facebook. Com exceção dos vereadores, até mesmo o prefeito, secretários e superintendentes também foram afetados pela redução dos salários. A diferença é que a redução para eles foi de 15 e 20%.

Foto: Reprodução/Facebook

“Quando os trabalhadores em educação acessaram seus contracheques via internet perceberam a retirada de até 70% dos seus vencimentos. Neste sentido quero dizer que o prefeito Colbert esteve na semana passada no programa Acorda Cidade para falar sobre um decreto que publicou dizendo que iria tirar 20% do salário dele, 15% dos secretários e 13% dos cargos de confiança. Inclusive eu tinha enviado um áudio para o programa questionando que o prefeito tinha dito, no Facebook dele, que poderia tirar 10% dos trabalhadores em educação, mas não publicou nenhum decreto sobre isso. Foi uma rasteira que o prefeito deu na classe trabalhadora. Não vamos aceitar”, declarou.

Marlede informou que o Tribunal de Contas emitiu um parecer, na quinta-feira, afirmando que a prefeitura não pode tirar nenhum provento no que diz respeito a gratificações.

“O prefeito tirou o deslocamento dos professores e cortou dos professores 50% dos salários. Isso é um absurdo”, declarou informando que caso o prefeito não volte atrás haverá paralisação após o retorno das aulas.

Ao Acorda Cidade o secretário de Educação, Marcelo Neves, informou que houve cortes de horas extras e deslocamento dos professores.

“O município entendeu que não está havendo deslocamento, não está havendo horas extras e resolveu pagar os salários sem esses adicionais. Eu quero dizer que, na verdade a secretaria da Administração, está atendendo ao decreto municipal. Todos os comissionados tiveram os salários reduzidos e todos que têm gratificações tiveram os salários reduzidos, assim como todos os secretários e o prefeito. Todos estão dando sua parte e sacrifício no combate ao coronavírus por conta da queda de receita que a prefeitura está experimentando e vai experimentar ainda de forma mais forte nos próximos dias”.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também:
Vereadores não terão salários reduzidos; cada um vai doar mil reais em máscaras

Colbert reduz próprio salário, de secretários e gratificação de servidor que não atua em área essencial
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Enem: estudantes tem até 1º de outubro para inserir foto no cadastro
Educação

Enem: estudantes tem até 1º de outubro para inserir foto no cadastro

A fotografia também deve mostrar o rosto inteiro do participante

Colbert e Zé Neto estão empatados tecnicamente, aponta IB/Paraná Pesquisas
Nova pesquisa

Colbert e Zé Neto estão empatados tecnicamente, aponta IB/Paraná Pesquisas

A pesquisa foi registrada no TSE com o número BA-09007/2020.

Vídeo

Veja como ficou a Avenida Senhor dos Passos após remoção das barracas Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram