Acorda Cidade - Dilton Coutinho

03 de Julho de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Mundo

Todas as notícias
Publicado em 19/04/2020 11h15.

Laboratório de Wuhan nega responsabilidade por surto de coronavírus

EUA dizem investigar hipótese de que alguém tenha se infectado por um morcego no local e levado o vírus para fora sem querer. Governo chinês afirma que início do surto foi em um mercado de animais na cidade, 1º epicentro da doença.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Acorda Cidade

O diretor do laboratório de segurança máxima na cidade chinesa de Wuhan, alvo de uma polêmica nos últimos dias sobre a origem do coronavírus, negou categoricamente no sábado (18) a hipótese de que o vírus tenha saído do local.

"É impossível que esse vírus venha de nós", disse Yuan Zhiming, diretor do laboratório Wuhan, em entrevista à mídia pública

A origem da pandemia de Covid-19 virou um motivo de disputa entre os Estados Unidos e a China. O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o governo americano investiga rumores envolvendo um instituto de virologia da cidade de Wuhan, primeiro epicentro da doença.

Perguntado por um repórter se ele sabia de rumores de que a pandemia pode ter começado no instituto de virologia de Wuhan, Trump disse que "mais e mais, vem ouvindo essas histórias", e que o governo americano está examinando a fundo o que chamou de situação horrível.

O laboratório de Wuhan estuda, entre outras coisas, coronavírus em morcegos. E estudos indicam que o vírus da Covid-19 veio de um morcego. A hipótese que Trump diz estar examinando é se alguém dentro do laboratório foi infectado por um animal e, sem querer, levou o vírus para fora.

Nenhum dos funcionários foi infectado, disse Yuan Zhiming ao canal CGTN. Ele acrescentou que "todo o instituto realiza pesquisas em diferentes áreas relacionadas ao coronavírus".

O porta-voz do governo chinês disse, nesta sexta-feira (17), que os Estados Unidos querem confundir o público. E que rastrear a origem do vírus é uma questão científica séria que depende de análise profissional.

Qual a origem do vírus?

Uma pesquisa de um grupo internacional de cientistas, publicada na revista científica Nature, uma das mais respeitadas do mundo, concluiu que o novo coronavírus não foi desenvolvido em laboratório.

O doutor Robert Gary, microbiólogo da Universidade de Tulane em Nova Orleans participou da pesquisa e disse ao Jornal Nacional que definitivamente o novo coronavírus é um produto da natureza.

O governo da China afirma que os primeiros doentes foram infectados num mercado de animais, em Wuhan. Mas um outro estudo, feito por pesquisadores chineses, contradiz essa informação.

A pesquisa publicada na revista The Lancet examinou pacientes internados com Covid-19 em Wuhan no mês de dezembro do ano passado, e indicou que a primeira pessoa com sintomas da doença não teve exposição ao mercado.

A França, onde vários dos cientistas do Instituto de Virologia de Wuhan treinaram, divulgou um comunicado afirmando que não há nenhuma evidência que ligue o laboratório chinês com a origem da pandemia.

Fonte: Bem Estar/G1

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Diante da atual pandemia, Testemunhas de Jeová realizam congresso on-line histórico
Brasil

Diante da atual pandemia, Testemunhas de Jeová realizam congresso on-line histórico

A partir de 11 de julho, as sessões do congresso começarão a estar disponíveis no site jw.org.

Brasileira é selecionada para curso da Nasa nos Estados Unidos
Mundo

Brasileira é selecionada para curso da Nasa nos Estados Unidos

Isadora Stefanhak Costa Arantes, de 17 anos, quer ser astrofísica. Alunos terão aulas de astronomia e engenh...

Mundo

Argentinos monitoram nuvem de gafanhotos

Autoridades pedem que população avise se avistar os insetos

Vídeo

Entregadores de apps de Feira de Santana aderem a greve nacional e reivindicam melhores condições de trabalho Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram