Feira de Santana

Idosos e pessoas com deficiência ou enfermidade deverão usar ônibus em horários alternativos

A medida restritiva da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT), visa diminuir o fluxo de pessoas que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus.

04/04/2020 às 07h24, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A partir da próxima terça-feira (7) passa a valer o decreto municipal que, temporariamente, limita idosos que possuem gratuidade e pessoas com deficiência ou enfermidade usarem o transporte público urbano entre 8h e 17h e de 19h às 00h.

A medida restritiva da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT), visa diminuir o fluxo de pessoas que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus durante os horários de pico (maior demanda de passageiros) no Sistema Integrado de Transporte (SIT).

Segundo o secretário da pasta, Saulo Figueiredo, houve um aumento significativo de até 30% do número de usuários com gratuidade tarifária e beneficiários de Passe Livre verificado na última na semana, de 30 /março a 3/abri.

“Comparamos os dados da bilhetagem eletrônica a partir da primeira semana [23 a 27/março] logo após o decreto municipal 11.498 de 20/03/20 (com as medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus) e, mesmo recomendando aos usuários optarem por horários alternativos, a quantidade de pessoas vulneráveis à pandemia que usam ônibus já representava cerca de 15% do total da demanda do sistema municipal de transporte”, explica o secretário.

Segundo o gestor da pasta, o critério estabelecido pela equipe técnica da SMTT, diante da curva crescente, foi redistribuir esse percentual de passageiros especiais no entrepico da oferta de transporte coletivo.

“A medida vem sendo adotada por inúmeros municípios brasileiros e em alguns casos com restrição total, não sendo a nossa opção. Neste momento, o prefeito Colbert Filho tem como foco preservar a saúde da coletividade”.

A Prefeitura e a SMTT manterão a frota de ônibus das empresas Rosa e São João atendendo a comunidade, prioritariamente, em áreas de setores essenciais e produtivos, como hospitais, farmácias, supermercados, hipermercados, do Centro de Abastecimento, padarias, feiras livres de produtos alimentícios, correspondentes e instituições bancárias, casas lotéricas, postos de combustíveis e clínicas veterinárias.

As informações são da Secretaria Municipal Comunicação

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade