Feira de Santana

Idosos reconhecem a importância do isolamento social para o controle do coronavírus

Muitos deles, que têm vida bastante ativa, reconhecem a importância dessas medidas, mas lamentam o fato de terem que deixar de fazer muitas atividades rotineiras como ir à igreja, visitar parentes e desfrutar da companhia dos netos.

31/03/2020 às 16h02, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Os idosos, assim como a maioria da população em geral, estão cumprindo o isolamento domiciliar e cumprindo as determinações do governo, com o objetivo de evitar a disseminação do coronavírus, Covid -19. Muitos deles, que têm vida bastante ativa, reconhecem a importância dessas medidas, mas lamentam o fato de terem que deixar de fazer muitas atividades rotineiras como ir à igreja, visitar parentes e desfrutar da companhia dos netos.

A idosa Lúcia Teles, de 63 anos, parte desse grupo, contou que está saindo de casa somente para fazer atividades essenciais. Ela avalia o isolamento social como uma alternativa de prevenção do coronavírus, mas está ansiosa pelo fato de ficar a maior parte do tempo em casa.

“Estou seguindo rigorosamente as recomendações. Muita gente não está levando a sério, mas eu sei o quanto é importante ficar em casa. Uma colega minha que mora em outro país foi contaminada pelo vírus e me informou que precisa ficar distante dos filhos e dos netos para que eles não sejam infectados pela doença. Eu já estava levando a sério e depois das notícias eu estou seguindo certinho. Não estou saindo para lugar nenhum. Sou evangélica, não posso ir à igreja, mas estou fazendo as minhas orações de casa. Não gosto de ficar em casa, mas nesse momento é necessário”, frisou.

Lúcia relatou que uma das dificuldades de ficar em isolamento social é não manter o contato físico com os familiares. Ela sente falta de estar perto dos filhos e principalmente de visitar a mãe que também é idosa. Ela entende a medida de precaução, mas não deixa de sentir saudades.

“Às vezes eu acordo pela madrugada e fico preocupada com ela. Nós conversamos através de chamadas de vídeo. É difícil, é um sacrifício, mas vale a pena ficar em casa. Eu creio que tudo já deu certo”, comentou.

O idoso Antônio José da Silva, de 68 anos afirmou que também está cumprindo todas as recomendações do isolamento social e os cuidados com a higiene para evitar o contágio pelo coronavírus.

Ela relatou que sempre tem o cuidado de lavar bem às mãos com água e sabão em vários momentos do dia e principalmente quando chega da rua. As visitas em casa também diminuíram e ele está evitando visitar os amigos e parentes.

“Eu acredito em Deus. Não fico colocando muita coisa na cabeça não, mas faço tudo certo. Lavo bem as mãos e respeito as orientações. Eu sou alérgico e estou tomando todos os cuidados. Todos os esforços valem a pena” , reforçou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade