Feira de Santana

Infectologista diz por que não divulga nomes de bairros com casos de covid-19 e tira outras dúvidas

A médica infectologista Melissa Falcão, coordenadora do Comitê de Controle do Coronavírus em Feira de Santana tirou algumas dúvidas sobre o assunto ao Acorda Cidade.

30/03/2020 às 09h43, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Ney Silva

Têm sido diversos os questionamentos relacionados aos casos de coronavírus em Feira de Santana. Um desses questionamentos é:  por que o número de curados não é subtraído do número de infectados? A médica infectologista Melissa Falcão, coordenadora do Comitê de Controle do Coronavírus em Feira de Santana tirou algumas dúvidas sobre o assunto ao Acorda Cidade.

Segundo ela, o boletim epidemiológico tem o objetivo de dizer o número total de casos confirmados de coronavírus registrados na cidade. Por conta disso, após uma pessoa ter a doença ela não sai mais da lista, mesmo já estando curada.

Bairros com casos confirmados

Melissa Falcão explicou ainda que os bairros dos casos confirmados não estão sendo divulgados, pois a Secretaria Municipal de Saúde não quer criar pânico nas pessoas e nem fazer elas acharem que porque teve um caso em determinado bairro, as pessoas daquele local correm mais risco do que as pessoas dos outros bairros.

Resultado dos exames

Com relação ao tempo que leva para ficar pronto os resultados dos exames para comprovar que a pessoa tem o coronavírus, a infectologista afirmou que em alguns casos o resultado fica pronto em dois dias, porém algumas vezes pode demorar até uma semana.

Isolamento domiciliar

Os pacientes com coronavírus que ficam em isolamento domiciliar, vai tratar o que o paciente estiver sentindo, segundo explicou a médica. "Se o paciente estiver com dor de garganta, vai curar a dor de garganta. O que tiver sentindo vai ser tratamento. A Secretaria Municipal de Saúde faz o monitoramento para saber se a pessoa está bem nesse isolamento, se precisa de atendimento no hospital ou não e se está cumprindo o isolamento permanecendo em casa”.

Nova coleta em pacientes com coronavírus após 15 dias

Por enquanto, conforme informou a médica Melissa Falcão, ainda está sendo feita uma nova coleta em todos os pacientes depois que completa os 14 dias para ver se realmente o exame negativou. Mas ela lembra que isso ainda é possível porque o quantitativo de pacientes positivos em Feira é pequeno. “A partir do momento que isso for aumentando, não sei se conseguiremos manter esse teste para todos os pacientes. Essa não é a recomendação do Ministério da Saúde, é uma conduta que está sendo adotada no estado da Bahia”, explicou a médica ao Acorda Cidade.

Sintomas mais comuns dos pacientes confirmados em Feira

Segundo a coordenadora do Comitê de Controle do Coronavírus, em Feira de Santana nenhum paciente confirmado com a doença teve caso grave e nenhum precisou de internamento. Segundo ela, os casos que foram mais leves não tiveram febre e o que predominou de sintoma foi a dor de garganta e a tosse seca. 

Leia tambémEstão bem os seis primeiros pacientes com coronavírus em Feira de Santana 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade