Coronavírus

Prefeito espera receber recursos federais para ampliar oferta de leitos em Feira de Santana

Hospital da Mulher e Dom Pedro de Alcântara receberão pacientes com coronavírus.

27/03/2020 às 14h19, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com a perspectiva de aumento no número de casos de coronavírus em Feira de Santana e também de possíveis agravamentos do quadro de saúde dos pacientes, o prefeito Colbert Martins da Silva Filho informou ao Acorda Cidade as medidas que tem tomado para aumentar o número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e preparar o Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade para atender a demanda.

Entre as ações para preparar uma reserva de UTI, Colbert destacou a contratação do Hospital Dom Pedro de Alcântara. Segundo ele, o município ainda visa contratar mais 20 leitos nessa unidade hospitalar para atender casos de baixa complexidade. O prefeito disse também que espera receber recursos federais para ampliar a oferta de leitos na cidade. Caso necessário haverá também um hospital de campanha no Estádio Joia da Princesa, conforme já divulgado aqui no Acorda Cidade.

Ainda dentro das ações municipais, ele disse que o Hospital da Mulher está se preparando com quatro leitos para mulheres gestantes que tenham contaminação por coronavírus. Com relação às ações do Governo do Estado, Colbert disse que também aguarda o reforço das atos em Feira de Santana.

“Soube que houve uma sondagem com o Hospital Dom Pedro e acho que é importante que os leitos públicos de UTI possam ser reforçados. Parece que o Hospital Estadual da Criança (HEC) também terá um reforço nos últimos andares para tratar pessoas mais graves”, disse.

Já com relação aos 40 leitos do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Colbert demonstrou preocupação com relação a disponibilidade. Ele lembra que além dos casos do covid-19 que podem se agravar e precisar de UTI, também existe a demanda relacionada a outros problemas de saúde.

“Que eu saiba, até terça, esses 40 leitos estavam cheios. Problemas de coração vão acontecer, insuficiências cardíacas, problemas respiratórios, complicações de vários níveis que vão precisar de leitos. Precisamos ampliar a quantidade dessa oferta para atender as pessoas que possam precisar devido ao coronavírus”, observou.

HGCA II

O secretário estadual de Saúde, Fábio Villas Boas relatou ao Acorda Cidade que o governo do estado vai entregar o Hospital Geral Clériston Andrade II (HGCA II), assim que o sistema de ar-condicionado for instalado.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade