Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM 2
  • Fique em casa PMFS
  • SECOM 2
10 de Abril de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Saúde

Todas as notícias
Publicado em 25/03/2020 10h50.

Com pandemia do coronavírus, Hemoba registra queda de 50% no nº de candidatos a doação de sangue

Em março, 2.646 pessoas fizeram tentativas de doação de sangue. No mesmo período de fevereiro, 5.168 candidatos procuraram o hemocentro para fazer a doação.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Com pandemia do coronavírus, Hemoba registra queda de 50% no nº de candidatos a doação de sangue
Foto: Hemoba/Divulgação

Acorda Cidade

Com a pandemia do coronavírus, a Fundação Hemoba registra em toda Bahia uma queda considerável no número de candidatos a doação de sangue. Comparando o mesmo período no mês anterior, do dia 13 de fevereiro ao dia 24 do mesmo mês, 5.168 pessoas procuraram o hemocentro para fazer a doação. No mesmo intervalo de tempo em março, apenas 2.646 pessoas tentaram doar sangue. Com isto, o estoque está em nível crítico para praticamente todos os tipos sanguíneos com fator RH negativo.

De acordo com a médica Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Fundação, o estoque de sangue é classificado no Brasil em três índices: estável, alerta e crítico. “Consideramos o estoque de sangue estável, quando temos uma quantidade de hemocomponentes que atende a demanda de oito a dez dias. Classificamos como alerta, um número suficiente para quatro a sete dias, e crítico, quando temos apenas a quantidade para atender no máximo três dias”. Explica a hematologista.

Para aumentar a segurança dos doadores e funcionários, a Fundação Hemoba adotou uma série de medidas, evitando aglomerações e higienizando com mais frequências os locais. De acordo com o diretor geral da instituição, Fernando Araújo, a iniciativa tem como objetivo minimizar os efeitos de um momento, que é delicado para todos. “A demanda de sangue não para. Mesmo diante da pandemia, procedimentos de emergência continuam e muitas pessoas no estado precisam do tratamento com hemocomponentes para sobreviver. Nossa equipe está trabalhando com a busca ativa de doadores e agendamento de doações para organizar os voluntários e evitar a aglomeração de pessoas. É importante que as pessoas que possam doar sangue, agendem a sua doação e venham direto para o hemocentro, evitando circular em muitos ambientes e voltem imediatamente para casa”.Alerta o diretor.

Para o voluntário Norbélio de Castro Santos,o período requer cuidados, porém ele pretende doar sangue nos próximos dias. “Soube que os estoques de sangue estão baixos e como doador entendo que é muito importante ajudar, não apenas neste momento, mas sempre. Estou preocupado com o coronavírus, mas os hemocentros estão tomando precauções em relação a isso. Estarei agendando a minha doação e convoco outros doadores a comparecerem. A primeira coisa é estar bem de saúde, descansado, bem alimentado e fazer todos os procedimentos divulgados para a prevenção, como higienizar as mãos e evitar aglomeração de pessoas”.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Bahia registra 568 casos de Covid-19 e 146 pessoas curadas; mais de 60 cidades já tem casos
Saúde

Bahia registra 568 casos de Covid-19 e 146 pessoas curadas; mais de 60 cidades já tem casos

Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17h desta quinta-feira (9).

Planos de saúde manterão atendimento de inadimplentes
Brasil

Planos de saúde manterão atendimento de inadimplentes

Acordo foi fechado com a Agência Nacional de Saúde Suplementar

Colbert diz que Mater Dei terá condições para atender a pacientes com coronavírus a partir do dia 20
Feira de Santana

Colbert diz que Mater Dei terá condições para atender a pacientes com coronavírus a partir do dia 20

Colbert afirmou que o Mater Dei tem em torno de 50 leitos, alguns ventiladores mecânicos e que está sendo re...

Vídeo

Prefeito prorroga fechamento do comércio de Feira até dia 13 Veja mais Vídeos ›

Podcast

Zé Neto diz que está preocupado com ações contra a Covid-19 em Feira; Colbert reponde
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram