Esportes

Esportes que exigem estratégia podem ajudar a melhorar o raciocínio

Praticar esportes ajuda na condição física e psicológica.

25/03/2020 às 10h40, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Os alunos que pretendem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2020 ou participar dos concursos públicos e demais provas precisam estar com a mente descansada e o raciocínio rápido para conseguir resolver as questões de maior complexidade. Isso também é válido para quem já está no mercado de trabalho, já que a cada dia é preciso realizar atividades novas ou em maior escala.
Neste ponto, o esporte pode ajudar todos que buscam clarear as ideias e ter um raciocínio mais rápido e eficaz. Isso porque existem diversas modalidades – desde o futebol e o vôlei, que trabalham mais a parte física, ainda que exijam habilidades de traçar estratégias enquanto está em movimento, até o xadrez e o poker, que necessitam de fortes linhas de raciocínio para ganhar a partida.
Veja alguns esportes que estimulam o cérebro:

Xadrez

Considerado um esporte, uma arte e uma ciência, o xadrez pode ser visto como uma atividade recreativa e como uma competição de alto nível. A Federação Internacional de Xadrez (FIDE) organiza campeonatos internacionais e é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
Para participar do jogo, é essencial que o jogador consiga traçar uma boa estratégia, e, com a prática, aumenta sua capacidade de análise, planejamento, concentração, tomada de decisão e controle de ansiedade.

Airsoft

O airsoft consiste em participar de simulações de operações policiais e militares. Além do potencial de distração e diversão que poderá ser encontrado, o jogo ajuda no desenvolvimento da comunicação do indivíduo, já que não há como realizar uma boa estratégia sem que a equipe esteja de acordo com os movimentos.
O papel de liderança também poderá ser aprimorado, visto que o participante pode escolher assumir a dianteira e ajudar o restante do time a caminhar rumo à vitória.

Poker

Focado na concentração e na estratégia, o poker é um esporte de cartas e pode ser jogado com duas ou mais pessoas. Há campeonatos disputados na categoria e também existem os jogadores mais famosos, como no futebol e no basquete.
Para participar, o jogador precisa aprender as combinações de cartas e as regras. Quando a partida começar, vence quem estiver com a melhor estratégia traçada, pois o poker é um esporte que se ganha com o cérebro.

Tênis

Mundialmente conhecido, o tênis é um dos esportes mais populares do mundo. Para jogá-lo, é preciso ter um bom condicionamento físico, agilidade, força e um bom plano arquitetado. Nele, o participante consegue extravasar os sentimentos e aliviar a mente.

 


   

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade