Saúde

Doença provocada pelo novo coronavírus é batizada de Covid-19 pela OMS

O nome tem como base um acrônimo em inglês a partir da expressão 'corona virus disease' (doença do coronavírus) e o ano em que foi descoberta.

21/02/2020 às 13h27, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou na semana passada que a doença provocada pelo coronavírus detectado no fim do ano passado em Wuhan, na China, recebeu oficialmente o nome Covid-19.

O anúncio foi feito em Genebra (Suíça), na sede da entidade, no primeiro dia de uma reunião sobre a doença, com a presença de cerca de 300 especialistas.

Em entrevista coletiva, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que foi escolhido um nome que "possa ser facilmente pronunciado e não faça referência a uma localização geográfica específica, um animal ou grupo de pessoas", para evitar estigmatizações.

O nome tem como base um acrônimo em inglês a partir da expressão "corona virus disease" (doença do coronavírus) e o ano em que foi descoberta, e será um padrão para eventuais novos surtos causados por outros coronavírus, ressaltou Tedros.

A palavra coronavírus refere-se ao grupo ao qual o vírus pertence, e não à última cepa. O vírus em si foi designado como SARS-CoV-2 pelo Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus. 

Fonte: R7

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade