Variedades

Variar treinos ajuda a não desistir da academia, aponta estudo

As trocas de exercícios estimulam diversas partes do corpo e proporcionam maior disposição

18/02/2020 às 08h23, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Uma pesquisa realizada pela Universidade do País Basco, na Espanha, em parceria com a Lehman College, nos Estados Unidos, mostrou que há benefícios nas variações de treinos. Segundo o estudo, os participantes que trocavam os exercícios com frequência se sentiam mais motivados na prática.

A produção do estudo contou com 19 pessoas, que foram divididas em dois grupos: o primeiro fez os mesmos exercícios durante toda a pesquisa, apenas mudando o peso da carga e o tempo de permanência; o segundo alternava os músculos trabalhados com troca de séries em um aplicativo com mais de 80 variações. A cada semana, o segundo grupo escolhia aleatoriamente um exercício e fazia com a mesma carga que o outro grupo.

O educador físico Bruno Gion de Andrade, do Hospital Israelita Albert Einstein, explica que “as variações de exercícios dão novos estímulos ao corpo e ao cérebro. Além disso, os grupos musculares trabalhados em um dia podem descansar depois, contribuindo para que o indivíduo se sinta mais disposto para a prática", afirma.

Essas trocas devem ser feitas de acordo com o biotipo de cada pessoa. Por isso é importante consultar profissionais da área antes de iniciar uma rotina de treinos. Isso porque a variação de exercícios pode elevar a intensidade, que, antes, com atividades repetitivas, estava estável.

O recomendado é que essas trocas sejam feitas entre 8 e 12 semanas. Neste ponto, o corpo se acostuma com a intensidade e as repetições e, sendo assim, não há melhora no condicionamento físico. Como as variações exigem muito da pessoa, é preciso respeitar seus limites.

Cuidados ao treinar

Manter uma rotina de treinos e alimentação saudável é o desejo de muita gente. Para fazer isso com segurança, há alguns cuidados que podem ser tomados. Antes de tudo, é importante consultar os profissionais da área de nutrição e educação física.

Outros dois detalhes que podem não ser lembrados às vezes são alongamento e aquecimento. Eles devem ser feitos antes de iniciar os exercícios mais intensos. As roupas também merecem atenção especial e devem ser confortáveis e agradáveis à temperatura do dia. Sendo assim, é importante usar roupas e calçados apropriados, como o tênis Nike Vapormax, se manter hidratado e comer adequadamente, para que o rendimento durante os treinos se mantenha alto.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade