Internacional

Coronavírus leva Japão a cancelar celebração pública do aniversário do imperador

Autoridades pediram à população que evitasse concentrações e reuniões 'não essenciais'

17/02/2020 às 06h51, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Japão anunciou nesta segunda-feira (17) o cancelamento da celebração pública do aniversário do imperador Naruhito – a primeira desde que ele assumiu o trono – , marcada para 23 de fevereiro, em meio a crescentes temores de uma propagação do novo coronavírus no país.

"À luz de várias situações, decidimos cancelar a visita do público em geral ao palácio para o aniversário de sua majestade", disse a agência imperial em comunicado.

"O aparecimento de sua majestade pela manhã e a assinatura pública do livro de cumprimentos serão canceladas", acrescentou a nota, publicada um dia depois que as autoridades pediram à população que evitasse concentrações e reuniões "não essenciais".

Cerca de 60 pessoas foram diagnosticadas com o coronavírus no Japão, incluindo a morte de uma idosa. Há pelo menos outras 355 infecções a bordo do navio "Diamond Princess", isolado no porto de Yokohama.

Com o aumento do contágio, o ministro da Saúde Katsunobu Kato alertou no domingo (16) que o país estava "entrando em uma nova fase".

"Estamos vendo casos de infecção em que não podemos rastrear suas rotas de transmissão", afirmou o ministro.

Primeiro aniversário como imperador

A celebração pública do aniversário do imperador Naruhito seria a primeira desde que ele assumiu o trono em maio do ano passado.Duas vezes por ano – por ocasião do Ano Novo e de seu aniversário – o imperador faz aparições públicas no terraço envidraçado de um edifício do palácio imperial, cujo recinto se abre excepcionalmente.

A última vez que essa cerimônia foi cancelada foi em dezembro de 1996, devido à tomada de reféns na residência do embaixador japonês no Peru durante a celebração do aniversário do então imperador Akihito (agora imperador emérito).

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade