Educação

6 dicas fundamentais para quem quer estudar em casa e ter sucesso

Estudar a distância tem o grande benefício de horários flexíveis, mas é preciso planejar o tempo.

16/02/2020 às 08h10, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A metodologia de ensino a distância, de fato, trouxe muita praticidade para quem quer se dedicar aos estudos, mas precisa se dividir em outras tarefas e acaba sem tempo para frequentar as aulas presencialmente. A praticidade, no entanto, não torna os cursos mais fáceis, exigindo muito comprometimento dos alunos. “O desempenho e o progresso dos estudantes dependem, principalmente, deles mesmos. Por isso é importante ter uma rotina de estudos”, garante Valmera Ciampi, Diretora de Inovação, Desenvolvimento e Qualidade da Faculdade Fael, que listou algumas das principais dicas para quem está ingressando no EAD.

Organize-se

Estudar a distância tem o grande benefício de horários flexíveis, mas é preciso planejar o tempo, analisar quais são os momentos em que é possível assistir às aulas e realizar as atividades. Anotar as tarefas, colocando metas e datas para conclusão de cada uma, é uma dica importante, e para lhe ajudar já existem alguns aplicativos com essa função, mas nada que o Excel ou mesmo uma agenda de papel não possam solucionar.

Tenha Disciplina

Organizar e planejar seus objetivos é o primeiro passo, mas cumpri-los é um desafio que exige muita disciplina. O estudo não pode ficar para depois ou em segundo plano, deve ser respeitado como prioridade, por isso ter disciplina é fundamental para não deixar acumular atividades ou atrasar seus planos.

Participe

O Ensino a distância não se resume somente às videoaulas, existem outras diversas atividades como workshops, fóruns para dúvidas, momentos nos polos, chat com tutores, palestras online e outras possibilidades de interação que são imprescindíveis e devem ser aproveitadas ao máximo.

Reserve um lugar

Escolher um lugar calmo para estudar também faz parte da rotina. Alguns detalhes são importantes nesta escolha como, por exemplo, estar longe de distrações, ruídos e também interrupções. O estudante precisa estar atento à sua postura e conforto, mas com cuidado para não se deixar levar pelo conforto e acabar tirando um cochilo fora de hora. Por isso, assistir às aulas no sofá e na cama não é recomendado.

Os cursos a distância requerem o uso constante de internet, então o local escolhido precisa ter acesso a uma conexão segura e suficiente.

Não procrastine

Deixar uma tarefa ou aula não muito agradável para depois pode ser um hábito prejudicial e acabar se tornando uma grande bola de neve depois. Por isso, é fundamental que o aluno escolha um curso que realmente seja do seu interesse e que o faça ter vontade de estudar.

Descanse

Nosso cérebro precisa de descanso para absorver tudo o que aprendemos durante o dia. Por isso, é imprescindível que o aluno respeite esse momento, pois quando estiver cansado o conteúdo não será mais compreendido e o tempo dedicado, além de exaustivo, não renderá. Organizar momentos de pausa podem ajudar. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade