Bahia

Secretaria da Educação do Estado mobiliza estudantes para as olimpíadas nas diversas áreas do conhecimento

Considerando as redes estadual, municipais, particular e federal, a Bahia teve, em 2019, um total de 1.355 estudantes premiados, sendo 245 ouros, 410 pratas, 700 bronzes e 1.941 menções honrosas.

13/02/2020 às 16h11, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade 

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) já está mobilizando os estudantes da rede estadual de ensino para a participação nas olimpíadas das diversas áreas do conhecimento. A ação faz parte do projeto Bahia Olímpica, instituído com o objetivo de estimular a participação e dar visibilidade ao conhecimento e às potencialidades dos estudantes. Nesse início de ano, as escolas já estão difundindo as olimpíadas de Matemática, História do Brasil, Astronomia e Aeronáutica, e de Biologia, que estão com inscrições abertas (veja a relação abaixo).

Considerando as redes estadual, municipais, particular e federal, a Bahia teve, em 2019, um total de 1.355 estudantes premiados, sendo 245 ouros, 410 pratas, 700 bronzes e 1.941 menções honrosas. Um exemplo de participação é o Colégio Estadual Governador Roberto Santos, no município de Paripiranga, que teve 12 estudantes de quatro equipes finalistas na 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada em agosto, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas, São Paulo. Três estudantes da equipe Tríplice Aliança ganharam a medalha de bronze. O estudante Luis Victor Pimentel, 16, 3º ano, falou sobre a conquista. “Participar da olimpíada foi uma experiência inesquecível, pois, além de sermos premiados, trocamos conhecimento, fizemos amizades e conhecemos outro Estado”, afirmou.

A professora de História e orientadora dos estudantes, Elisa Ribeiro, falou sobre a importância de ter quatro equipes na competição. “Começamos com 14 equipes na escola e que chegaram até a última fase, para a qual foram classificadas quatro. Isso é muito gratificante, pois mostramos para o país que existe um trabalho de qualidade sendo feito na rede estadual de ensino da Bahia”.

Olimpíadas com inscrições abertas:

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP
Site oficial: www.obmep.org.br
Início das inscrições: 10 de fevereiro
Término das inscrições: 20 de março

Olimpíada Nacional em História do Brasil
Site oficial: https://www.olimpiadadehistoria.com.br/
Início das inscrições: 03 de fevereiro
Término das inscrições: 24 de abril

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica
Site oficial: http://www.oba.org.br/site/
Início das inscrições: 21 de janeiro
Término das inscrições: 15 de março

Olimpíada Brasileira de Biologia
Site oficial: http://www.olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br/#
Início das inscrições: 10 de fevereiro
Término das inscrições: 10 de março 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade