Cultura

Bumba Meu Boi do Maranhão ganha o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

A comemoração é uma das festas populares mais importantes do Brasil

24/01/2020 às 10h13, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Para marcar a virada de ano, uma das comemorações mais históricas de todo o país, o Bumba Meu Boi do Maranhão, passou a ser considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A dança narra a lenda da morte e ressurreição de um boi.

A festa teve seu início no século XVIII, com a origem de seu registro em Recife. Sua versão mais popular, entretanto, acontece no Maranhão, nos meses de junho e julho. Durante a cerimônia, é narrada uma história situada no contexto político e econômico do período colonial, influenciada pela cultura africana, indígena e europeia.

No enredo original, o escravo Pai Francisco mata um boi de estimação de seu senhor para satisfazer Mãe Catarina, sua esposa grávida que está com desejo de comer língua de boi. O senhor fica furioso ao descobrir o que aconteceu e obriga Pai Francisco a trazer o animal de volta. Por meio de coquetéis e curandeiros, o boi é ressuscitado. Uma enorme festa acontece para comemorar o milagre. Atualmente, a lenda é encenada por meio de versões simplificadas.

Além de ser declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2019, a comemoração já havia recebido do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) o título de Patrimônio Cultural do Brasil em 2011.

No estado do Maranhão, existem quase 100 grupos de bumba-meu-boi, subdivididos em vários sotaques. Sotaque é o nome dado para o conjunto de características que a comemoração pode ter, incluindo roupas, instrumentos, coreografia e tipo de cadência da música. O Sotaque de Zabumba é o ritmo original da festa, marcado por uma forte influência africana. Já o mais popular é o Sotaque de Matraca, tendo surgido em São Luís e levando influência indígena. As brincadeiras e os ritos mudam de acordo com o sotaque, que nasce por diferentes influências.

Com o grande número de pessoas querendo aproveitar a festa, os bilhetes aéreos para os meses de comemoração podem ter valores mais altos. Caso você queira aproveitar a comemoração, se organize para comprar as passagens e reservar hotéis com antecedência. Assim, a viagem sai mais em conta.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Museu História do Cangaço

Cultura

Feira de Santana vai ganhar equipamento turístico sobre o cangaço

Entre as relíquias que farão parte do acervo estão o parabelo (pistola) e o caneco usados pelo lendário cangaceiro Corisco....

22/03/2024 às 16h15

Escritoras

Dia Internacional da Mulher

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Lista, liderada pela norte-americana Jamie McGuire, de "Belo Desastre", conta com obra de Carolina Maria de Jesus no top 5...

08/03/2024 às 15h22

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - foto Ney Silva acorda cidade

Cultura e Arte

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 

A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano...

03/03/2024 às 13h30

Coletido de Entidades Afros de Feira de Santana -

Negritude Feirense!

Entidades afros de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade

A criação do coletivo, celebra o início de um novo momento na história da Cultura de Matriz Africana em Feira...

02/03/2024 às 09h45

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - ft Ney Silva acorda cidade

Cultura

Após manifestação de artistas, portão principal do Museu Regional de Feira voltará a ser aberto a partir desde domingo (3)

Desde 2014 que os portões do MRA permaneceram fechados, após interrupção por conta de uma reforma, explicou José Arcanjo.

29/02/2024 às 16h29

image

Rádio acorda cidade