Feira de Santana

Sindicato solicita a prefeitura implantação de aplicativo para serviço de táxi em Feira de Santana

Liomar destaca que com a crise que os taxistas vêm enfrentando nos últimos anos, a utilização de um aplicativo como o Mobi Táxi, seria uma busca da categoria para sobreviver com a nova realidade do mercado.

22/01/2020 às 12h45, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Uma assembleia será realizada entre os taxistas de Feira de Santana para discutir novas alternativas para a categoria. O encontro está marcado para ocorrer nesta quarta-feira (22) às 18h. Segundo informou o representante dos taxistas, Limoar Ferreira, entre as novidades que serão debatidas, a categoria está solicitando a prefeitura de Feira de Santana a implantação de um aplicativo para serviço de táxi, que já está sendo usado em Salvador e outras cidades do Brasil.

“Tivemos no gabinete do prefeito, a convite do secretário de Transportes e Trânsito e do próprio prefeito, e nessa reunião contamos com a presença dos dirigentes do Mobi Táxi, que é um aplicativo que a prefeitura de Salvador vem investindo. Buscamos do prefeito Colbert Martins para que possamos ter esse aporte do município chancelando esse aplicativo e dando um apoio na publicidade, pois mais aplicativos sem publicidade não vai resolver, pois temos um concorrente que é muito forte. A Uber é forte e não é só em Feira, mas no mundo e ela investe em publicidade, tanto que consegue colocar pessoas para se cadastrar dando a elas 25% de qualquer valor feito via aplicativo”, disse.

Liomar destaca que com a crise que os taxistas vêm enfrentando nos últimos anos, a utilização de um aplicativo como o Mobi Táxi, seria uma busca da categoria para sobreviver com a nova realidade do mercado. Ele acredita que os passageiros que utilizavam táxi e migraram para os aplicativos, não vão retornar ao modelo antigo que os táxis ainda seguem.

“O que a gente já perdeu não volta mais. Não acho que quem foi para aplicativo vai voltar a usar o táxi, até por que andar de Uber é uma opção de economia”, opinou.

Como funciona o Mobi Táxi

Liomar explicou que o aplicativo Mobi Táxi é bastante parecido com o Uber e com outros aplicativos de transporte que estão no mercado. Segundo ele, os passageiros já terão o valor que vão pagar ao final da corrida, assim que solicitar o táxi pelo aplicativo. Além disso, ele destacou que a política adotada estabelece que os taxistas vão cobrar os valores registrados no taxímetro com um desconto de 20%.

“Nesse caso, a tarifa cobrada pelo Mobi Táxi é a nossa tarifa já cobrada hoje, só que com um desconto de 20%. Nossa tarifa já vai pra quatro anos que está em vigência, sem alteração, e com esse desconto de 20% ela equivale as tarifas dos outros aplicativos”, afirmou.

Com relação aos taxistas que se cadastrarem no aplicativo, o presidente do sindicato informou que eles pagariam o valor de 35 reais por mês, independente de quantas corridas eles tenham feito. Liomar ainda comentou sobre a adesão ao aplicativo em Salvador.

“O Mobi Táxi está em Salvador desde abril e até o final de dezembro do ano passado eles conseguiram cadastrar 1.500 motoristas que obtiveram no total 20 mil solicitações de passageiros. Isso é muito pouco, considerando que Salvador tem uma frota de 7.200 taxistas”, informou.

Uso do taxímetro

Liomar Ferreira também falou sobre a desvalorização do serviço de táxi e sobre a possibilidade da retirada dos taxímetros, que tem a bandeira inicial de quatro reais, como uma opção para o retorno do cliente ao uso dos táxis.

“O usuário ficou esperto e o taxímetro está quase em desuso, então o passageiro faz uma negociação com o taxista. Isso já acontecia e agora acontece ainda mais depois dos aplicativos. Sobre a possibilidade de retirada dos taxímetros, nada que se propor a categoria de taxistas vai ter consenso. Se perguntar se o ideal é tirar a bandeira, seria difícil convencer a maioria para irmos ao governo fazer esse pedido de retirada, mas historicamente ninguém optou ainda por essa ideia no Brasil, após a chegada dos carros por aplicativo”, disse.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade