Feira de Santana

Pais e alunos enfrentam dificuldades em realizar matrícula para o ano letivo 2020

No Colégio Estadual Carmem Andrade de Lima, localizado no bairro Sobradinho, muitas pessoas reclamaram que chegaram durante a madrugada para pegar a fila e a senha para o atendimento, mas não conseguiram ser atendidas.

21/01/2020 às 13h42, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Pais e alunos que desejam realizar matrículas ou transferências estão enfrentando dificuldades em alguns colégios de Feira de Santana. No Colégio Estadual Carmem Andrade de Lima, localizado no bairro Sobradinho, muitas pessoas reclamaram que chegaram durante a madrugada para pegar a fila e a senha para o atendimento, mas não conseguiram ser atendidas.

Débora Rocha de Jesus Santos, de 30 anos, mãe de aluno, chegou às 4h da manhã na escola e até às 11h não conseguiu ser atendida. Ela contou que a direção informou que o sistema das matrículas estava muito lento.

“A minha ficha é a número sete e até o momento nada. A gente está com medo de passar o dia todo e não conseguir a vaga. Eu moro no bairro Asa Branca, a minha filha tem 12 anos e vai para o sétimo ano. Vou esperar até conseguir. Minha pretensão é essa. Se não conseguir vou ver outra escola mais próxima que eu consiga a vaga. Muitas pessoas desistiram porque tinham outros compromissos e eu perdi um dia de trabalho”, disse.

A aluna Gabriela Santos Silva, de 19 anos, relatou que desde ontem tenta dar baixa em sua transferência para ir para outro colégio, mas não consegue devido a problemas no sistema. Ela está com tudo na mão, a pasta do aluno, os documentos pessoais e não consegue dar baixa na transferência. Sem isso, ela não consegue ir para outra unidade escolar.

“Eu estive aqui ontem. Passei o dia todo e não consegui. A direção informa que o sistema está com falhas. Eu cheguei aqui às 3h da manhã. Vim andando do Campo do Gado Novo, pois nesse horário não havia ônibus”, pontuou.

O aposentado Ademilson da Silva Oliveira de 44 anos, morador do bairro Asa Branca também aguardava a estabilização do sistema de matrículas. Ele também esteve no Colégio Estadual Carmem Andrade de Lima, ontem (20) e não conseguiu ser atendido.

“Hoje está sendo a mesma coisa. Eu cheguei às 4h da manhã e soube de gente que chegou às 23h da noite de ontem. A gente fica correndo o risco de ser assaltado, ser vítima de violência e não tem uma resposta. Só informam que o sistema está lento”, declarou.

A diretora do Colégio Estadual Carmem Andrade de Lima, confirmou a reportagem do Acorda Cidade que o sistema de matrículas realmente está com problemas, mas isso está ocorrendo em toda a rede do estado. Não é um fato isolado apenas do Carmem.

“Desde ontem, nós tivemos uma queda no sistema em toda a rede estadual, não é um problema que acomete apenas ao Carmem Andrade de Lima, nem tampouco a cidade de Feira de Santana. Eu inclusive estou bastante chateada com isso, e a gente quer otimizar o trabalho, quer dar um bom atendimento as pessoas e a gente quer que as pessoas entendam que isso não é específico daqui. O sistema está sobrecarregado, estamos aqui com três máquinas, e aí não anda. O processo fica todo travado e a gente está aqui com os colegas interagindo e vendo que a maioria das escolas de Feira estão paradas nesse sentido. Não conseguimos processar nenhuma matrícula, apenas conseguimos fazer um cancelamento e efetivamos duas. As pessoas às vezes não entendem e é normal da parte delas, muitas saíram cedo de casa, querem matricular os seus filhos. Tivemos uma oferta grande, mas está tudo parado”, relatou.

A diretora frisou que não houve problemas com relação às matrículas de alunos da casa. Para estes alunos só foi necessário fazer a confirmação. O problema do sistema lento ocorre com a matrícula de novos alunos e transferências.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade