Saúde

Médica explica causas e tratamentos da celulite facial, doença que matou cantor de forró em Feira de Santana

De acordo com ela, a celulite facial é uma doença grave, causada por bactérias e se não for prontamente reconhecida, diagnosticada e tratada pode se espalhar rapidamente pelo corpo e levar a óbito.

20/01/2020 às 19h46, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Atualizada às 8h do dia 21

A morte do cantor e compositor, Anderson Lima Carneiro, em Feira de Santana, no último sábado (18), chocou não só por ele ser jovem, apenas 34 anos, como por ter sido vítima de uma doença pouco conhecida: a celulite infecciosa na face.

A médica dermatologista Helga Clementino, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explicou em entrevista ao Acorda Cidade quais as principais causas e tratamentos da doença e alertou que ela pode ter relações inclusive com doenças odontogênicas e não tem nada a ver com a celulite gordurosa, comum em outras partes do corpo. De acordo com ela, a celulite facial é uma doença grave, causada por bactérias e se não for prontamente reconhecida, diagnosticada e tratada pode se espalhar rapidamente pelo corpo e levar a óbito.

“O reconhecimento precoce é muito importante. A celulite facial geralmente começa com uma lesão muito discreta na região da face ou um vermelhinho, ou um inchaço, mas que rapidamente muda a característica e a aparência e então ela fica com muito inchaço, com um abalamento importante, com um vermelho importante. Fica bastante quente o local e isso faz com que chame atenção principalmente ou dos pais, quando se trata de crianças, ou do próprio paciente quando se trata de um adulto e faz com que ele procure um atendimento médico. É importante salientar que as causas da celulite facial às vezes são aparentes, às vezes a gente tem uma lesão pequena na pele, uma picada de inseto, ou uma espinha, e ali complica e vira uma celulite facial. Mas, muitas vezes não há uma lesão aparente na pele, onde a gente pensa nas possibilidades frequentes dessa celulite facial ser causada por doenças odontogênicas, dos dentes, às vezes até uma cárie mal tratada pode evoluir para uma infecção grave para a região do rosto”, explicou.

A dermatologista Helga alertou que uma vez detectada a celulite facial, o médico precisa intervir rapidamente e prescrever o uso de antibióticos endovenosos.

“Muitas vezes o paciente precisa ficar internado nos primeiros dias de tratamento para a gente avaliar e observar a evolução, se está indo tudo bem. Se tiver tudo bem com o tratamento, esse paciente é liberado para continuar o tratamento em casa. Está falando de uma doença que é causada por bactérias e essas bactérias produzem enzimas que fazem com que esse problema possa se espalhar, e se aquela lesão não for rapidamente tratada pode se espalhar pelo corpo todo, causando um quadro de infecção generalizada. Essas infecções generalizadas devido a alta gravidade podem realmente levar a óbito”, esclareceu.

Causas odontogênicas

A médica acrescentou ainda que as causas odontogências que podem causar a celulite facial, reforçam a necessidade de acompanhamento dentário, prevenção das cáries e orientação das crianças. Segundo ela, um tratamento preventivo dos dentes diminui as chances de desenvolvimento da doença.

Ela também frisou que as pessoas devem evitar mexer em espinhas ou qualquer lesão de pele, por mais que pareça algo simples, pode desencadear vários problemas.

“A gente não pode ficar mexendo, espremendo porque isso faz com que aumente a nossa chance de ter uma complicação grave desse nível que é a celulite facial. Então um arranhãozinho na pele, ou uma picada de inseto, devemos evitar ficar manipulando. Isso vai realmente nos proteger e caso a gente perceba alguma alteração, não deve demorar a procurar o atendimento. Essas infecções evoluem muito rapidamente , e às vezes em menos de 48h o quadro pode se complicar”, finalizou.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade