Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • Novo Glériston
  • Novo Glériston
26 de Fevereiro de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Saúde

Todas as notícias
Publicado em 17/01/2020 16h27.

Feira de Santana é reabastecida com doses da vacina pentavalente, que estarão disponíveis nesta 2ª

De acordo com o setor de Imunização, a Prefeitura recebeu 2.550 doses da vacina na última quarta-feira.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Feira de Santana é reabastecida com doses da vacina pentavalente, que estarão disponíveis nesta 2ª
Foto: Divulgação/Secom PMFS

Acorda Cidade

Todas as 89 Unidades de Saúde da Família e 12 Unidades Básicas de Saúde estarão disponibilizando as doses da vacina pentavalente a partir desta segunda-feira (20). A informação é da enfermeira coordenadora do setor de Imunização, Simone Neves, da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana. De acordo com ela, a Prefeitura recebeu 2.550 doses da vacina na última quarta-feira.

O Governo do prefeito Colbert Martins Filho elaborando um plano de logística para priorizar as crianças que estão com esta vacina atrasada, em virtude do desabastecimento a nível nacional nos últimos meses. "Estamos mapeando através das equipes de saúde, as crianças que ainda não foram imunizadas e acredito, devido a demanda reprimida, que as doses não serão suficientes. Iremos solicitar um novo quantitativo em breve", analisa a enfermeira.

Ainda de acordo com ela, não se sabe ao certo os impactos causados pelo desabastecimento. "Temos a consciência de que as crianças estavam suscetíveis a algumas doenças, e isso gera impactos negativos, estamos analisando os dados para verificar se houve aumento das doenças referentes ao que a vacina oferece proteção", explica Simone Neves.

As vacinas estão sendo transportadas para que a zona rural e urbana tenham acesso de forma igualitária, não haverá centralização nas unidades básicas de saúde. "Contamos com a colaboração dos pais ou responsáveis que, se possível, informem na unidade de saúde a necessidade de vacinar a criança", pontua a enfermeira.

A falta da vacina em diversas regiões do país foi motivada por um desabastecimento nacional, após reprovação do controle de qualidade da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), impedindo assim a distribuição dos lotes por parte do Ministério da Saúde.

Em Feira de Santana, doses emergenciais foram recebidas do Ministério da Saúde nos meses de outubro e novembro, repassadas através do Núcleo Regional de Saúde Centro Leste. A vacina estava em falta desde o mês de agosto.

O prefeito Colbert Martins Filho, médico por formação, explica que a pentavalente faz parte do calendário nacional de vacinação das crianças a partir de seis meses e reforço até os dois anos de idade. "A vacina protege contra o tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e doenças causadas pelo Haemophilus tipo B", acrescentou.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Veja as dicas da OMS para se proteger do novo coronavírus
Saúde

Veja as dicas da OMS para se proteger do novo coronavírus

Ações básicas podem evitar contágio e propagação do novo coronavírus.

Que produtos de limpeza matam o coronavírus?
Saúde

Que produtos de limpeza matam o coronavírus?

Novo vírus que causa o Covid-19 é facilmente morto por produtos desinfetantes, como álcool e água sanitár...

Secretário de Saúde descarta caso suspeito de coronavírus em bebê internado em Itabuna
Bahia

Secretário de Saúde descarta caso suspeito de coronavírus em bebê internado em Itabuna

Fábio Vilas-Boas, usou o Twitter para divulgar a informação.

Vídeo

Funcionários terceirizados do Fórum Filinto Bastos paralisam as atividades Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta sexta-feira 21.02:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram