Mundo

Mudanças climáticas devem pautar debate eleitoral nos EUA

Debate sobre meio ambiente e mudanças climáticas deverá aquecer a disputa de ideias em uma das eleições mais esperadas da história

13/12/2019 às 07h45, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

As eleições americanas são apenas em 2020, mas já têm tomado destaque nos telejornais desde o começo deste ano. De polêmicas envolvendo os candidatos aos programas de governo, o mundo todo estará prestando atenção nas eleições que deverão ditar o rumo dos mercados.

Porém, entre tantos assuntos importantes, como imigração e o debate sobre o porte de armas, o tema do meio ambiente deve ocupar um lugar de destaque ainda maior.

Isto porque, de acordo com muitos pesquisadores, o planeta está muito próximo de um ponto em que o desmatamento e o esgotamento dos recursos naturais serão irreversíveis. Desta forma, ou a vida na Terra sofre uma alteração drástica nesse momento ou o ser humano estará sob ameaça de diversos efeitos dessa exploração nociva do meio ambiente.

Aumento nas temperaturas

Muitas pessoas já sentem que o clima nos últimos anos está mais quente do que o normal. Diversas pessoas e empresas já adquiriram equipamentos potentes, como o ar condicionado inverter 12000 BTUs, para trazer mais conforto para quem precisa ficar várias horas em lugares fechados.

Porém, engana-se quem pensa que as mudanças climáticas deverão apenas aumentar os termômetros.

Em muitas regiões, os efeitos poderão ser ainda mais devastadores, como a mudança no regime de chuvas, que pode transformar áreas de lençóis freáticos e rios em lugares desérticos, ou até mesmo a queda nas temperaturas, prejudicando diversas espécies de animais e plantas.

Decisões revogadas

Durante o governo Trump, os Estados Unidos abandonaram importantes acordos para o meio ambiente. A principal bandeira do Partido Democrata, maior rival de Trump, é fazer com que o país volte a esses acordos, contribuindo com a preservação da natureza e buscando alternativas para reverter alguns quadros negativos para a humanidade.

Além dos Democratas, diversas pessoas de todo o mundo também têm atacado as decisões de Trump quanto ao meio ambiente. Talvez a mais célebre entre elas seja a ativista Greta Thumberg, que já discursou na ONU e em várias outras tribunas sobre a importância de uma mudança no sistema para privilegiar o meio ambiente e garantir um mundo habitável para as próximas gerações.

A atriz Jane Fonda também tem se tornado um ícone dessa luta. Aos 81 anos de idade, ela se mudou para Washington para poder ficar mais próxima dos protestos em favor do meio ambiente, chegando a ser presa quatro sextas-feiras seguidas por conta de suas manifestações nas ruas da cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade