Tecnologia

85% dos brasileiros com celular faz compras online

Nos últimos quatro anos, houve um crescimento no número de usuários que compram pelos dispositivos móveis

13/12/2019 às 07h43, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A compra por meio de dispositivos móveis é uma realidade incontestável no país. A maioria dos brasileiros (85%) com smartphone faz compras pela internet, e a preferência é pelo mobile e pelos aplicativos. A conclusão é da pesquisa Panorama do Comércio Móvel no Brasil, feita pela Mobile Time em parceria com a Opinion Box.

O estudo já é realizado há cinco anos e está na décima edição. A cada pesquisa, é necessário incrementar mais variáveis. O objetivo final é oferecer dados para a tomada de decisão das empresas no universo online. Outro dado revelado pela pesquisa é que nos últimos quatro anos houve um crescimento no número de usuários que compram pelos dispositivos móveis. Em 2015, essa fatia correspondia a apenas 41%.

O consumidor também faz aquisições frequentes, já que 75% dos que usam smartphone para a transação declararam que fizeram uma compra nos últimos 30 dias e 77% disseram comprar mais hoje do que há seis meses. Dos que fazem compras pelo celular, 73% preferem o mobile.

Quando o assunto é experiência de compra, 88% disseram estar satisfeitos ou muito satisfeitos. Retirar o produto comprado online na loja física é a principal funcionalidade preferida pelos usuários. Navegação gratuita, recomendações personalizadas e checkout facilitado também são destaque.

A forma de pagamento mais escolhida pelos usuários é cartão de crédito, com 65% das respostas. Em seguida está o boleto bancário, com 25%. Esse segundo meio de pagamento é importante para aqueles que não são bancarizados e mesmo assim gostariam de adquirir produtos pela internet.

Os 15% de usuários de smartphone que não compram online, não o fazem por alguns motivos. A pesquisa mostra que 33% não confiam no celular, 27% não compram por não poderem experimentar o produto e 23% não acham a compra pelo dispositivo prática. A faixa etária que menos compra está acima dos 50 anos – ou seja, é uma geração menos acostumada com a revolução digital.

As roupas são os itens mais procurados, além de eletrônicos e até mesmo serviços, como a contratação de seguro de iPhone. Quando o assunto são aplicativos, os líderes são Mercado Livre, Americanas.com, iFood e Magazine Luiza. Mas alguns apareceram pela primeira vez na pesquisa e, portanto, são destaques: Amazon, Uber Eats e Rappi.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade