Bahia

Bahia lança portal com indicadores de desempenho do turismo

O Observatório do Turismo da Bahia é voltado a empresários, pesquisadores, acadêmicos e demais interessados em avaliar o desempenho do segmento.

12/12/2019 às 09h12, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Um portal digital com informações, dados, indicadores e pesquisas sobre o setor turístico na Bahia foi lançado pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur) em parceria com a Secretaria do Planejamento (Seplan), na manhã de quarta-feira (11). O Observatório do Turismo da Bahia é voltado a empresários, pesquisadores, acadêmicos e demais interessados em avaliar o desempenho do segmento.

“No observatório, o investidor consegue enxergar nossas potencialidades como um todo através dos indicadores. Isso é muito importante para diminuir a sazonalidade, que é perceptível fora dos períodos de alta estação, que são o meio e o fim do ano. No resto do ano acaba ocorrendo uma diminuição do emprego de carteira assinada. Então, estamos procurando entender isso e fazer com que sejam oferecidos empregos efetivos durante todo o ano”, afirmou o secretário da Setur, Fausto Franco.

Presente no lançamento, o secretário do Planejamento do Estado, Walter Pinheiro, destacou que a expectativa é usar os dados para melhorar os serviços e alavancar o turismo local. “Nosso desejo é atrair empreendimentos no setor hoteleiro e que vão melhorar a nossa infraestrutura. Mas, primeiro, a gente precisa chamar a atenção dos investidores, mostrando que temos condições e possibilidades de serviços. Vamos utilizar esses dados como ferramenta de ação”.

O evento marca o bom momento do turismo na Bahia, que registrou arrecadação de R$ 1,8 bilhão em ICMS com atividades caracterizadas como turísticas durante o terceiro trimestre deste ano. Também em 2019, o estado superou a receita nominal nacional das atividades turísticas. Enquanto o Brasil cresceu 6,6% no turismo, o estado baiano avançou 8,2%.

Boletim de análise

O lançamento do observatório incluiu também a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Setur e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Seplan. Por meio deste termo, os órgãos envolvidos passam a elaborar e disponibilizar, trimestralmente, um boletim de análise e interpretação dos dados. Durante o evento, foi distribuído um cartão com qr-code que disponibiliza os dados do Turismo em arquivo eletrônico. “Ao invés de distribuir um calhamaço de papel, a gente distribui informação em qr-code. Fizemos isso, inclusive, nas áreas de infraestrutura, energia, agricultura, indústria, dentre outras, e hoje aqui também estamos entregando este com todos os dados do turismo da Bahia, para ser utilizado permanentemente”, completou Pinheiro.

O diretor de indicadores e estatísticas da SEI, Gustavo Pessoti, ressaltou a importância do boletim para o desenvolvimento do turismo baiano. “Será uma análise mais completa, pautada em uma série de variáveis, como o consumo de energia elétrica, os meios de hospedagem, os passageiros aéreos transportados, entre outros. Nós firmamos essa parceria com intuito de aumentar o alcance de nossa análise e a possibilidade de que esse boletim seja usado como instrumento de identificação de variáveis importantes para processos de tomada de decisão no turismo”.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade