Toque Esportivo

Jean Mota, Ramon, Arthur Rezende... Quem o Bahia deve contratar para 2020

Meia santista e destaques da Série B podem pintar no Fazendão para a próxima temporada, quando o time vai disputar a Copa Sul-Americana.

10/12/2019 às 09h57, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade 

Douglas; Nino Paraíba, Wanderson, Juninho e Moisés; Ronaldo, Gregore, João Pedro; Artur, Élber e Gilberto. Quem foi ao Castelão ver o jogo ao vivo do Bahia com o Fortaleza, pela última rodada do Brasileirão de 2019 — derrota por 2 a 1 — viu essa escalação assegurar um tranquilo 11º lugar ao time na campanha deste ano. Mas o que esperar para a próxima temporada?

A grande expectativa é pela contratação do meia Jean Mota, hoje no Santos: segundo apuração, o jogador já recebeu uma proposta do time baiano e está acompanhando a negociação entre a diretorias. O Peixe já acenou que só libera o atleta mediante um negócio de cerca de R$ 10 milhões — que o Bahia não dispõe no momento. A primeira oferta, de R$ 5 milhões, foi recusada na semana passada pela diretoria santista.

Em dezembro do ano passado, o empresário de Jean, Diogo Silva, chegou a confirmar a ida do jogador para o clube de Salvador, mas o acordo melou por causa de Jorge Sampaoli. Em 159 jogos pelo Santos, Jean Mota — que foi contratado em 2016 do Fortaleza — fez 15 gols, sendo 10 deles nessa temporada, quando se tornou o destaque do time no primeiro semestre.

Outra esperança é que o Bahia consiga acertar as contratações de dois destaques da Série B do Brasileirão: o volante Ramon, que pertence ao Internacional, mas jogou esta temporada pelo Vila Nova (GO), e do meia Arthur Rezende, grande nome do Guarani em 2019 e que acendeu uma disputa de várias equipes desde o fim da Segunda Divisão. Pertencente ao Boavista (RJ), alguns veículos da imprensa baiana já cravam que ele foi contratado, mas o clube não confirma. Em 30 jogos pela equipe do interior paulista, foram 4 gols.

Até agora, já se sabe que o Bahia terá três retornos de empréstimos: o atacante Edigar Junio volta do Yokohama Marinos (JAP), o meia Régis retorna do Corinthians, assim como o volante Yuri, que estava no Tochigi, também do Japão.

Para além dos reforços, a torcida tricolor ainda não sabe o futuro do centroavante Gilberto, que terminou a temporada com 14 gols em 34 jogos. Com contrato válido até o final do ano que vem, o jogador gerou atrito com a diretoria e com os torcedores depois de admitir publicamente que seu sonho é vestir a camisa do Flamengo, em novembro. Por enquanto, tanto o atleta quanto o clube bancam a permanência.

O Bahia já anunciou que não vai disputar o Campeonato Baiano com a equipe principal, com o objetivo de fazer uma pré-temporada mais longa visando voos mais altos em 2020 — leia-se títulos. Apesar do sonho da vaga na Copa Libertadores, o ano termina com uma classificação para a Sul-Americana. Após a derrota para o Fortaleza, o vice-presidente do clube, Vitor Ferraz, admitiu que o saldo de 2019 foi negativo.

"Há a frustração pelo que o Bahia vislumbrou que poderia alcançar. Fazendo uma análise dos últimos anos, foi a atuação mais segura que tivemos. Não afasta a frustração, mas a pior posição, ao longo do campeonato, foi 12º. Não se falou em rebaixamento. Mostra que o time vem em uma evolução contínua, gradativa", disse ele em entrevista à Rádio Metrópole.

O goleiro Douglas, no entanto, discordou do dirigente. "A gente não conseguiu manter o nível de resultados, mas acredito que o Bahia termina o ano mais forte e, com certeza, a gente vai crescer e conquistar grandes objetivos no ano que vem", disse depois da derrota deste domingo. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade