Educação
Projeto propõe realidade diferenciada para o ensino da Física em escolas públicas
A instituição de ensino público selecionada para receber a aula que encerra esse ciclo do 'Physicando', bem como os aparatos experimentais criados ao longo das etapas do projeto, foi o colégio estadual Dr. Jair Santos Silva.
06/12/2019 às 10h02, Por Maylla Nunes
Acorda Cidade
Graduandos dos cursos de Engenharias da Faculdade Nobre (FAN) e da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (Unef) compartilharam seus conhecimentos com estudantes do ensino médio da escola estadual Dr. Jair Santos Silva, situada no bairro Calumbi, em Feira de Santana, Bahia. O encerramento do projeto “Physicando” aconteceu na manhã do último sábado (23), com uma aula especial pensada para minimizar os abismos entre o ensino teórico da física nas escolas públicas e sua prática experimental, instrumento de fundamental importância para o êxito no processo de ensino-aprendizagem e para a construção do conhecimento.
De acordo com a professora Carla Segatto, coordenadora do projeto e doutora em Física, o “Physicando” está fundamentado em uma metodologia construtiva e participativa, com um diálogo entre estudantes universitários e de ensino médio e com enfoque para o ensino da Física nas escolas públicas de Feira de Santana e região. O projeto piloto teve a orientação das professoras Giuana da Silva (mestre em Física), Ana Paula Gonçalves (mestre em Engenharia Civil) e Carla Segatto. Foi desenvolvido por discentes dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Qu&ia cute;mic a das duas faculdades, matriculados nas disciplinas de Física Mecânica, Física Ondas e Calor e Física Geral e Experimental III.
Fotos: Divulgação / Assessoria
A instituição de ensino público selecionada para receber a aula que encerra esse ciclo do “Physicando”, bem como os aparatos experimentais criados ao longo das etapas do projeto, foi o colégio estadual Dr. Jair Santos Silva. “Professores e estudantes do colégio estavam ansiosos pela apresentação dos nossos estudantes de engenharia, que deram aula de física demonstrando os fenômenos de forma prática, transformando a aula especial em um marcante momento de troca de conhecimento e aprendizagem mais amplo onde todos saíram beneficiados”, conta a professora Carla.
Fotos: Divulgação / Assessoria
Para desenvolver o projeto, os estudantes da Unef/FAN discutiram em seus grupos de trabalho as estratégias a serem adotadas para garantir um produto final seguro e, ao mesmo tempo, inteligente, capaz de reproduzir fenômenos importantes da física. Comprometidos com a consciência ecológica, eles foram estimulados a utilizar materiais recicláveis na construção dos equipamentos, desde que mantidas características estéticas e de funcionamento. O resultado demonstrou a eficácia da ação.
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