Feira de Santana

Prefeitura inicia projeto de georreferenciamento da iluminação pública

O prefeito Colbert Martins Filho disse que a tecnologia de georreferenciamento será usada em outros setores.

04/12/2019 às 20h18, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Foi iniciado, na tarde desta quarta-feira (4), o projeto de Georreferenciamento da iluminação pública de Feira de Santana. Conforme explica, Victor Freire, representante da empresa Ghia Engenharia, responsável pela administração da iluminação pública desde outubro deste ano, trata-se de um cadastro de todos os pontos de iluminação na cidade para facilitar a localização e dinamizar a troca de lâmpadas queimadas.

“Faremos o cadastro de cada ponto de Feira de Santana, de cada ponto de iluminação através da posição global do GPS. Quando isso for concluído, o morador não precisa mais dar o endereço do poste nem o ponto de referência. A gente sabe que todo município tem vários endereços, às vezes o nome da rua muda, a casa não tem o número na frente, fica difícil localizar. Já através do GPS vamos exatamente ao ponto solicitado”, disse.

Foto: PAulo José/Acorda Cidade

O secretário municipal de Serviços Público, Justiniano França, informou que o objetivo é atender aos chamados de troca de lâmpadas em até 72 horas e o georreferenciamento vai contribuir com isso. Segundo ele, basta o morador informar o número que vai estar de forma visível em cada poste com a lâmpada queimada.

“Quando alguém disser o poste número 01 está apagado nós vamos saber o tipo de braço, o tipo de luminária, o tipo de reator, a localização, toda a característica da iluminação pública vai constar nesta identificação do georreferenciamento”, garantiu Justiniano.

Victor Freire disse que a Ghia Engenharia tem vasta experiência no setor e informou que a previsão é concluir o cadastramento de todos os pontos de iluminação do município em quatro meses.

“A expectativa da prefeitura é que sejam 62 mil pontos, sede e zona rural, mas só teremos certeza da quantidade ao final do cadastramento. Nossa previsão é terminar o cadastro em quatro meses, lógico que tem dificuldades principalmente na zona rural de acessar alguns pontos. Temos mais de 12 anos no mercado e trabalhamos hoje em quatro municípios, entre eles Lauro de Freitas e Ilhéus. Já trabalhamos em Sergipe e em Nossa Senhora do Socorro também. Temos larga experiência em iluminação pública”, afirmou.

O prefeito Colbert Martins Filho disse que a tecnologia de georreferenciamento também será usada em outras áreas, como o mapa da cidade será refeito, de forma mais moderna. Ainda segundo o prefeito, a empresa receberá por lâmpadas trocadas.

“Quanto menos luzes apagadas ela ganha mais. Quanto mais luzes apagadas ela tem mais prejuízo”, disse Colbert informando que o cadastro começou pelo centro da cidade.

O contrato da prefeitura com a empresa de iluminação recém-contratada é de cinco anos.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade