Bahia

Inmetro não recomenda uso de mangueiras transparentes em bombas de combustíveis

Em resposta à solicitação do sindicato, o Inmetro emitiu documento informando que 'não recomenda o uso de mangueiras transparentes, em bombas de combustíveis líquidos, como forma de coibir fraudes no volume abastecido'.

04/12/2019 às 15h12, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Sindicombustíveis Bahia solicitou do Inmetro e Ibametro, em outubro, informações comprovando a aplicabilidade das exigências do Projeto de Lei de Feira de Santana e da Lei nº 2342/2019 de Vitória da Conquista, que estabelecem a obrigatoriedade da utilização de mangueiras transparentes nas bombas medidoras de combustíveis nos postos destas cidades.

Em resposta à solicitação do sindicato, o Inmetro emitiu documento informando que “não recomenda o uso de mangueiras transparentes, em bombas de combustíveis líquidos, como forma de coibir fraudes no volume abastecido”.

Em um dos trechos do documento o Inmetro esclarece que “o eventual uso de mangueira transparente apenas poderia confirmar se está ocorrendo abastecimento ou não: fato que pode ser comprovado no display da bomba ou na percepção de vibração da mangueira devido ao fluxo de líquido em seu interior. A simples observação do combustível líquido na mangueira não é capaz de realizar a medição do volume abastecido ou evidenciar fraudes”. O instituto acrescenta ainda que “a coloração do combustível não é evidência suficiente para observação de possíveis adulterações na qualidade do combustível”.

"Com essa avaliação do Inmetro, solicitamos que sejam enviados esclarecimentos às casas legislativas de Feira de Santana e Vitória da Conquista a fim de que reavaliem a legalidade e aplicabilidade do uso de mangueiras transparentes nas bombas medidoras de combustíveis nos postos”, declara o presidente do Sindicombustíveis Bahia, Walter Tannus Freitas.

Atualmente, as mangueiras disponíveis no mercado já têm suas especificações de fabricação definidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), conforme a NBR nº 15.690, e são certificadas pelo Inmetro. Confeccionadas em borracha nitrílica (para evitar a formação de energia estática), com uma trama de aço de alta resistência para pressões de trabalho de 150psi, elas garantem a segurança do abastecimento de combustíveis.

Leia também:

Sindicombustíveis questiona projeto de lei sobre uso de mangueira transparente nas bombas em Feira

Aprovado PL que prevê mangueiras transparentes nos postos de combustíveis  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade