Feira de Santana

Comemoração do Dia de Santa Bárbara no Centro de Abastecimento terá muito samba e caruru

Comerciantes e comunidade se reúnem nessa festa , bem como devotos da santa e também adeptos do candomblé, religião na qual Santa Bárbara é representada pelo orixá Iansã, orixá dos raios e trovões.

04/12/2019 às 09h40, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Nesta quarta-feira, 4 de dezembro, é comemorado o dia de Santa Bárbara e São Gerônimo. Santa Bárbara é padroeira dos comerciantes e dos bombeiros e em Feira de Santana, em uma tradição que ocorre há muitos anos, é realizado o caruru em comemoração ao dia da santa no Centro de Abastecimento.

A festa conta com missa celebrada na Igreja Senhor dos Passos e depois muito caruru e samba de roda no Centro de Abastecimento. Comerciantes e comunidade se reúnem nessa festa , bem como devotos da santa e também adeptos do candomblé, religião na qual Santa Bárbara é representada pelo orixá Iansã, orixá dos raios e trovões.

Caíque Barreto que faz parte da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, é um dos organizadores da festa de Santa Bárbara em Feira de Santana. Ele contou que a expectativa é de muita alegria e animação para este dia.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A programação já começou deste as 7h da manhã. Houve o tríduo na Igreja Senhor dos Passos, às 8h30 vai sair o cortejo lá com as imagens de Santa Bárbara e de São Gerônimo e a imagem de Santa Bárbara vem em cima do caminhão dos Bombeiros porque Santa Bárbara também é a padroeira dos bombeiros .Logo em seguida haverá uma celebração eucarística aqui em frente ao mercado dos cereais e as 11h30 haverá o tradicional caruru que está sendo feito desde ontem a noite no restaurante popular. São mais de 3 mil quiabos e caruru mais de mil pessoas. Enquanto estiver comida, a gente vai servindo e já é uma tradição. Vem muita gente do interior e da zona rural para expressar essa fé em Santa Bárbara, sua intercessão para Jesus”, afirmou.

Caíque frisou que a festa de Santa Bárbara é um momento de confraternização e alegria para todos do Centro de Abastecimento. O caruru será distribuído gratuitamente no restaurante popular do entreposto comercial.

A comerciante Raimunda Pereira dos Santos, de 54 anos, trabalha no Centro de Abastecimento há 43 anos e é devota de Santa Bárbara. Ela relatou que não perde uma comemoração do dia 4 de dezembro no Centro de Abastecimento e fica muito feliz e satisfeita em comemorar o dia de Santana Bárbara. Ela se arrumou toda, vestiu roupa vermelha e colocou lenço branco no cabelo para saudar Santa Bárbara.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Hoje é um dia de alegria. Estou muito feliz e tudo que eu consegui até hoje eu agradeço a Deus e a Santa Bárbara. Hoje eu vou festejar e sambar muito”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade