Novembro Negro

Moviafro promove ampla programação no Mês da Consciência Negra

A atividades começaram hoje e vão até próximo sábado (23)

19/11/2019 às 15h08, Por Brenda Filho

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Associação Cultural Moviafro, uma das principais entidades do Movimento Negro Organizado de Feira de Santana, deu início nesta terça-feira (19) a uma série de atividades alusivas ao Mês da Consciência Negra. A ampla programação segue até o próximo sábado (23).

Há cerca de cinco anos, a associação desenvolve projetos e atividades voltadas para o fortalecimento das políticas de promoção da igualdade racial no município, que ganham mais notoriedade neste mês de novembro. Entre os exemplos estão os concursos Miss Afro, Mister Afro e Miss Afro Plus Size, bem como o Encontro Moviafro de Mulheres Negras. 

Missa Afro

A abertura oficial da programação deste ano será às 19h30 de hoje, com a segunda Missa Afro de Feira de Santana. Este ano a celebração acontece na Catedral de Nossa Senhora de Fátima, que tem a frente o arcebispo da Igreja Católica Independente, Dom Marcos Paulo, celebrante. A co-celebração será feita pela sacerdotisa Mãe Graça de Nanã e pelo reverendo Anglicano Adriano Portela. A iniciativa visa fortalecer o vínculo entre a igreja e a população afrodescendente e combater a intolerância religiosa.

Novembro Negro Tambores Urbanos/Moviafro

Até o próximo sábado (23) é promovido, em parceria com a Associação Cultural Tambores Urbanos e outras entidades da cultura de matriz africana, a 4ª edição do Projeto Novembro Negro Tambores Urbanos/Moviafro. Palestras, seminários, rodas de conversa, oficinas de formação, workshops e intervenções artísticas fazem parte da programação que este ano contempla diversas instituições de ensino da Rede Municipal. O objetivo é fortalecer nestes espaços a promoção da igualdade racial e o combate a intolerância religiosa.

Final dos concursos Mister Afro e Miss Afro Plus Size

Dentro das comemorações do Novembro Negro Moviafro haverá também as grandes finais dos concursos Mister Afro e Miss Afro Plus Size de Feira de Santana. Será quinta-feira (21), às 19h30, no Mercado de Arte Popular. Iniciados no mês de agosto, os concursos e reuniram homens e mulheres que passaram por um processo de conscientização e empoderamento, com incentivo a auto aceitação e valorização da auto-estima, através de palestras e rodas de conversa com profissionais das áreas de direito, psicologia, nutrição e moda.

Cortejo pela paz e contra a intolerância religiosa

Também chamado de Cortejo da Cultura de Matriz Africana, o evento erá realizado pelo segundo ano no próximo sábado (23) e espera reunir adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana e afro brasileira, bem como grupos de capoeira, dança e todas as formas de expressão da cultura afro. O Cortejo sairá da Praça de Alimentação na Avenida Getulio Vargas às 10 horas, em direção a Praça do Fórum.

1ª Feira Afro de Feira de Santana

Pela Primeira vez, o Moviafro realiza a Feira Afro de Feira de Santana. Será fundamentada no fomento ao empreendedorismo como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento socioeconômico dos afrodescendentes. Na sexta-feira (22) e sábado (23), das 9h às 20h, a Praça do Fórum será tomada produtos que valorizam a negritude e as raízes da cultura negra. Além de comercializar, o propósito é divulgar os trabalhos.

Intervenções artísticas

Além de tudo isso, diversas intervenções artísticas fazem parte das comemorações pelo Mês da Consciência Negra. Na quarta (20) e quinta-feira (21), a partir das 17h, no Mercado de Arte Popular, e na sexta (22) e sábado (23), a partir das 10h, na Praça do Fórum, serão realizados shows de múltiplos ritmos, além das performances teatrais com o Núcleo Moviafro de Teatro Preto (NUMTEP), dança afro com o coreografo Marcos Tanferi, aulão de afro urbano com o grupo Soprocos e rodas de capoeira com os grupos Ecult e Topázio. 

Entre artistas, grupos e bandas estão: Gilsan Reggaeman do Brasil, Jorge de Angélica, Ronnie Lyens, Pierre Onassis (Ex. Afrodisíaco, Olodum), Tambores Urbanos, Roça Sound, Mejí, Lua Negra, Pretos de Preta, A Vez das Minas, Filhos de Orfeu e Dose Dupla. 

A programação completa está disponível nos redes sociais da instituição: moviafrofsa, no Facebook, e moviafrofsa.oficial, no Instagram.

Editais

Pela primeira vez na historia, as comemorações do Novembro Negro em Feira de Santana serão realizadas através de edital especifico. A prefeitura municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer lançou o chamamento público que contemplou, após o processo de seleção, a Associação Cultural Comunitária Afropop Pandeirada Tambores Urbanos. Além de ser uma entidade filiada ao Moviafro, a Afropop tem realizado ao longo dos anos inúmeras atividades socioculturais que a qualificou para a execução do Novembro Negro na cidade. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade