Feira de Santana

Prefeitura de Feira identifica empresa e tipo de resíduo descartado em distrito

O motorista responsável pelo descarte foi demitido.

19/11/2019 às 14h31, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Borra de neutralização de óleo de algodão. Este é o nome do produto despejado no distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana. A empresa responsável pela produção do material foi identificada e esclareceu o ocorrido. Ela relatou que não sabia o que tinha acontecido e que o motorista responsável pelo descarte foi demitido na manhã desta terça-feira (19).

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Arsênio Oliveira, a empresa é a Bio Óleo, de Feira de Santana. O motorista deveria sair de lá para entregar a carga na cidade de Ourolândia, para a confecção de adubo usado em plantação de mamona, mas ele desviou o caminho, entrando em uma estrada vicinal, por um motivo não revelado. Durante o trajeto, a tampa da caçamba bitrem se deslocou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A tampa da caçamba se deslocou e abriu. Foi aí que saiu derramando na estrada. Para fechar a caçamba ele teve que descartar alguma coisa a mais, que foi aquele produto encontrado na área do areal em maior volume. Ele conseguiu fechar a caçamba e seguiu viagem sem dizer nada para a empresa. A empresa, por sua vez, informou que se estivesse sabendo iria imediatamente coletar o material”, informou Arsênio, que em entrevista ao Acorda Cidade explicou como a empresa foi identificada.

“Fizemos uma investigação a partir do tipo de material coletado e listamos as empresas que poderiam produzir, e ontem pela manhã fizemos essas visitas. Por amostragem, a gente foi eliminando quem poderia ser, até chegar a uma empresa. À tarde recebi um telefonema desta empresa que avisou que tinha ocorrido esse acidente. Depois que eles viram nos sites e nas redes sociais a foto do veículo, abordaram o motorista que confessou. Segundo o que nos esclareceram, o motorista não tinha informado a empresa”, disse o secretário.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O motorista foi demitido por não ter informado o que aconteceu com o resíduo. Tanto a Bio Óleo quanto a empresa transportadora, a JVK transportes de cargas, assumiram a culpa pelo descarte e arcarão com os custos da prefeitura com a limpeza, que foi feita pela Sustentare (responsável pela limpeza pública da cidade). Além disso, pagarão uma multa pelo descarte irregular.

Segundo Arsênio por não ser um produto tóxico a multa será leve. “Não é um material tóxico. Ele sai rotineiramente da Bio Óleo e vai fazer a compostagem em Ourolândia. Uma fazenda usa este material como adubo na plantação de mamona para a transformação de bio óleo. O valor da multa é leve porque o descarte foi de um material não perigoso em via pública. Varia de 500 a 3 mil reais. Certamente eles vão recolher o material para a empresa entregar no destino correto”, informou.

Mais de cinco toneladas da borra foram despejadas. O resíduo tem um forte mau cheio e preocupou os moradores do local. No dia seguinte, dia 16 de novembro passado, o produto foi retirado das estradas pela prefeitura.

Leia também:

Prefeito pede para Polícia Civil investigar descarte irregular de resíduo em distrito de Feira de Santana

Prefeitura investiga origem de resíduo despejado em distrito; estima-se que sejam mais de 8 toneladas

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade