BR-116

PRF flagra crime ambiental e resgata aves silvestres aprisionadas em gaiolas dentro de carro

O veículo era ocupado por quatro pessoas. Dois deles confessaram ser os responsáveis pela captura dos animais e responderão na Justiça por crime ambiental.

18/11/2019 às 15h16, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Na noite do último domingo (17), policiais rodoviários federais faziam fiscalização ostensiva na altura do quilômetro 931 da BR-116, trecho do município de Encruzilhada, quando abordaram um veículo GM/Chevrolet D20, com quatro ocupantes.

Durante a abordagem foram solicitados os documentos do condutor, passageiros e do veículo. Em seguida, os agentes realizaram os procedimentos de fiscalização e após uma revista minuciosa na carroceria da caminhonete foram encontradas 16 aves silvestres das espécies azulão, canário-da-terra, tico-tico, trinca-ferro e juriti.

Todos os pássaros estavam aprisionados em apenas três gaiolas, ensejando total falta de cuidados, higiene e maus tratos.

Dada às circunstâncias e após entrevista aos ocupantes do automóvel, dois deles assumiram a responsabilidade pela captura dos animais e disseram não possuir autorização do órgão ambiental para criação. Informou ainda que usaram armadilhas (arapucas) para capturar os pássaros na zona rural de Pedra Azul e que pretendiam criá-los presos nas gaiolas dentro da residência.

Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e os infratores responderão na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.

Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental, onde ocorrerá a triagem e os primeiros cuidados para depois devolvê-los a natureza.

A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade