Acorda Cidade - Dilton Coutinho

07 de Julho de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Feira de Santana

Todas as notícias
Publicado em 17/11/2019 13h02.

Especialista dá cinco dicas para usar o 13º salário de forma ideal

Quitação de dívidas, reserva de emergência, investimentos e despesas de inicio de ano são algumas possibilidades, segundo especialista
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Especialista dá cinco dicas para usar o 13º salário de forma ideal
Foto: Marcello Casal Jr/Arquivo/Agência Brasil

Acorda Cidade

O final do ano está chegando e milhões de brasileiros começam a receber parte do 13º salário. Mas se por um lado esse dinheiro ajuda a aquecer a economia e garantir uma graninha a mais no bolso, por outro você sabe a melhor forma de utilizá-lo? O professor do curso de Administração da Unifacs em Feira de Santana, Carlos Henrique Boaventura, ensina algumas dicas para usar o dinheiro do 13º de forma inteligente.

1 - Quite suas dúvidas

Se você possui dívidas, por conta de financiamentos ou faturas de cartão de crédito, por exemplo, a prioridade é liquidar essas pendências. “Normalmente, as instituições e empresas costumam fazer campanhas para incentivar a quitação de débitos no final do ano, então essa é uma ótima oportunidade para as pessoas voltarem a estar aptas para o consumo”, afirma o especialista.

2 - Faça uma reserva de emergência

Se você não tem dívidas a pagar, o 13º pode ser usado para formar um fundo de emergência para situações inesperadas como problemas de saúde, alguma necessidade financeira que aparecer, gastos não previstos com a casa ou o carro etc. “Assim, você terá um dinheiro à sua disposição para os imprevistos, sem precisar recorrer ao cheque especial ou se endividar”.

3 – Considere as despesas de inicio de ano

Janeiro sempre reserva algumas despesas como IPTU, IPVA e compra de material escolar dos filhos. Se elas já não estiverem planejadas no seu orçamento, o dinheiro do 13º pode ser usado para tal finalidade. Se conseguir pagar à vista, ainda ganha descontos e não compromete suas finanças no primeiro semestre do ano.

4 – Procure investir

“Aplicar o 13º salário em fundos de investimento também é uma saída”, sugere o professor. Nesse caso, o tipo de investimento vai depender do perfil de cada pessoa: se ela aceita correr alguns riscos em busca de uma rentabilidade maior ou se prefere ser mais conservadora. O leque de opções é variado: a tradicional poupança, o CDB, emitido por bancos com taxas pré-fixadas, crédito imobiliário e títulos públicos federais.

5 – Consumir com consciência

Usar esse dinheiro para fazer uma viagem ou se dar um presente também é uma opção, caso não possua dívidas e conte com alguma reserva de emergência. Vale lembrar que é importante planejar essa compra de modo consciente e pensar no longo prazo.  

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Feira de Santana atingiu pico da epidemia, acredita coordenadora do Comitê
Feira de Santana

Feira de Santana atingiu pico da epidemia, acredita coordenadora do Comitê

Ela afirma que a tendência nos próximos dias é que o número de novos infectados diminua.

Repartição pública de natureza administrativa atenderá das 8h às 13h
Feira de Santana

Repartição pública de natureza administrativa atenderá das 8h às 13h

Todos os setores que permaneçam em funcionamento deverão respeitar estritamente os protocolos de proteção ...

Um dia antes de cumprir o novo decreto de fechamento, comércio de Feira de Santana fica lotado
Feira de Santana

Um dia antes de cumprir o novo decreto de fechamento, comércio de Feira de Santana fica lotado

Além de estabelecimentos comerciais, foi possível verificar longas filas em bancos, casas lotéricas e grand...

Vídeo

Entregadores de apps de Feira de Santana aderem a greve nacional e reivindicam melhores condições de trabalho Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta terça-feira 06.07:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram