Saúde

Conheça os alimentos com alto teor de gordura que são considerados saudáveis

Nem toda gordura é ruim; descubra as gorduras que são benéficas para o seu organismo.

13/11/2019 às 15h20, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Nem sempre a gordura deve estar associada a efeitos negativos no nosso organismo. Pesquisas mostram que existem alguns alimentos com alto teor de gordura que podem ser extremamente benéficos para a saúde, além de garantirem a sensação de saciedade – o que pode ajudar nas dietas de emagrecimento.

Essas gorduras, que são consideradas boas, são conhecidas como gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas. Ao contrário de outros tipos de gorduras, como as saturadas, elas podem trazer vários benefícios para a saúde, incluindo a redução do colesterol LDL – que é popularmente conhecido como o “colesterol ruim”.

De acordo com a pesquisadora nutricionista Dana Hunnes, que trabalha na Universidade da Califórnia em Los Angeles (EUA), as gorduras monoinsaturadas estão entre as opções mais saudáveis entre as gorduras. Além de não serem prejudiciais, elas podem ajudar o funcionamento adequado do coração.

No caso das gorduras poli-insaturadas, se destacam principalmente alguns tipos, como os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, que são essenciais para o organismo e auxiliam no funcionamento adequado das funções cerebrais, assim como estimulam o crescimento celular saudável.

Descubra alguns alimentos onde você pode encontrar essas substâncias fundamentais na quantidade certa para enriquecer a sua dieta!


Pasta de amendoim

A pasta de amendoim pode ser consumida com outros alimentos, incrementando o sabor de uma maneira mais saudável e gostosa. Apesar de ser praticamente um legume, o amendoim é rico em gorduras monoinsaturadas e ômega-6 – ou seja, ele traz diversos benefícios para a saúde.

Ele pode ser a base para uma “manteiga” mais saudável, podendo ser ingerido com pães mais leves e outros tipos de petiscos.


Sementes oleaginosas

No geral, as oleaginosas já são excelentes opções para quem deseja tornar a alimentação do dia a dia mais saudável. Além de serem boas opções de petiscos, elas podem ser incrementados nos pratos do almoço e jantar. As nozes, por exemplo, podem ser trituradas e colocadas no arroz integral ou outros pratos. No caso das sementes, o pistache se destaca com carotenoides benéficos para os olhos.


Abacate

Além de ser um fruto rico nesses nutrientes, ele também traz mais fibra para as alimentações – importante para evitar a retenção de líquidos e garantir o funcionamento mais adequado do intestino. Com isso, se consumido na quantidade adequada e com acompanhamentos mais saudáveis, o abacate pode ajudar na dieta de quem deseja emagrecer ou ter mais massa magra.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade