Saúde

Vitamina A: nutrição na luta contra o sarampo

Descubra a relação da vitamina com o tratamento em caso de sarampo.

13/11/2019 às 15h15, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Alunos da faculdade de nutrição EAD ou presencial estudam a importância e os benefícios de uma alimentação balanceada para alcançar uma vida mais equilibrada e protegida contra doenças. Além de cumprir um importante fator na prevenção, uma dieta adequada pode ajudar na luta contra as sequelas de doenças já presentes no organismo.

A vitamina A, por exemplo, é uma importante aliada na recuperação contra o sarampo. Por isso, o Ministério da Saúde está disponibilizando para os estados que passam por um surto da doença cápsulas dessa vitamina. De acordo com as orientações que estão sendo passadas, esse suplemento vitamínico deve ser usado pelas crianças com menos de 6 meses de idade e que estão com suspeita de sarampo.

Segundo especialistas, essa faixa etária é a mais frágil para a doença, que pode causar diversas sequelas, como a cegueira, ou até mesmo levar a óbito. A Vitamina A deve ser usada como uma forma de prevenir essas complicações.

As cápsulas do suplemento foram enviadas principalmente para São Paulo, que concentra mais de 90% dos casos de sarampo no Brasil atualmente. Os governos estaduais ficarão encarregados pela distribuição das cápsulas entre os municípios, devendo privilegiar as regiões que estão sendo mais afetadas.

O Ministério da Saúde destaca que irá disponibilizar mais remessas da vitamina em cápsulas, de acordo com a solicitação do gestor local.

O surto de sarampo, doença considerada erradicada no Brasil, tem conseguido mais força devido aos movimentos antivacina. Nos últimos anos, os esforços para convencer os pais a vacinar seus filhos têm sido insuficientes para alcançar a efetividade necessária para conter as infecções pelo vírus do sarampo.

A vacina pode ser encontrada gratuitamente nas redes públicas de saúde.


Fontes de vitamina A

Além das cápsulas, essa vitamina pode ser encontrada diretamente em alguns alimentos. Nutricionistas recomendam que, sempre que possível, os nutrientes necessários sejam retirados diretamente de uma alimentação balanceada.

Para os bebês, a principal maneira de conseguir vitamina A é o leite materno, rico no nutriente. Por isso, é muito importante que a criança seja alimentada exclusivamente pelo leite da mãe ou conforme a orientação do pediatra. O leite materno possui tudo aquilo que a criança precisa para crescer de forma saudável, a princípio.

Alguns alimentos de origem animal também possuem a vitamina A, como o leite ou o bife de fígado. Frutas e legumes de coloração amarela também possuem esse nutriente em maior quantidade, assim como as verduras em verde-escuro e óleos e frutas oleaginosas. No caso dessas últimas opções, os nutrientes existentes no alimento são transformados em vitamina A pelo próprio organismo humano. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade