Bahia

Óleo volta a aparecer em Maraú após retirada de 16 toneladas da substância

Substâncias foram registradas na praia de Bombaça, localizada no distrito de Barra Grande.

11/11/2019 às 18h07, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Novas manchas de óleo voltaram a aparecer, nesta segunda-feira (11), em Maraú, no baixo sul da Bahia. As substâncias foram registradas na praia de Bombaça, localizada no distrito de Barra Grande. No final de semana, foram retiradas mais de 16 toneladas de óleo das praias de Saquaíra e Cassange, no mesmo município, informou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Conforme a prefeitura, equipes do executivo municipal, do Exército, Marinha, Corpo de Bombeiros e voluntários estão fazendo a limpeza da praia de Bombaça. Na sexta-feira (8), fragmentos de óleo chegaram à praia de Taipu de Fora, que também fica em Maraú. No final da tarde de quinta-feira (7), os fragmentos chegaram também à Praia de Piracanga, que fica no distrito de Barra Grande, também em Maraú.

Desde que as manchas começaram a aparecer em Maraú, já foram recolhidas cerca de 46 toneladas de óleo.

Praia do Forte

A praia do Lord, que fica na Praia do Forte, em Mata de São João, região metropolitana de Salvador, teve novos registros de pequenas manchas de óleo no domingo (10). A localidade, que é bastante procurada por banhistas, tem sol forte e temperaturas até 34ºC. As pequenas manchas são vistas por toda a extensão da areia.

De acordo com turistas no local, na marca da maré tem bastante manchas pequenas. Os primeiros registros das manchas em Mata de São João foram no começo do mês de outubro, poucos dias depois do óleo chegar na Bahia.

A substância começou a aparecer na Bahia no começo de outubro. Ao menos 31 cidades baianas e o Parque Nacional de Abrolhos já foram atingidos. O Governo do Estado decretou situação de emergência.

Os pequenos fragmentos de óleo foram detectados em Abrolhos – berço de baleias-jubarte e de espécies raras de corais foram confirmados pela Marinha no dia 2 de novembro.

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade