Saúde

Vale do São Francisco terá primeiro serviço de radioterapia, braquiterapia e cintilografia da região

O investimento é de mais de R$ 18,5 milhões.

11/11/2019 às 17h02, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com 98% das obras concluídas, o prédio onde vai funcionar a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) está prestes a ser entregue à população do Vale do São Francisco. Com isso, Juazeiro passa a sediar o primeiro serviço de radioterapia e braquiterapia do norte da Bahia. A cintilografia, exame de imagem que detecta implantes tumorais, também será oferecida. Anexo ao Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), o novo prédio tem seis pavimentos e área total construída de 4.145,52 metros quadrados. O investimento é de mais de R$ 18,5 milhões.

“Vai ser um grande passo no tratamento dos pacientes com câncer na região da Rede Peba (Pernambuco – Bahia). Como a gente não tem radioterapia nem braquiterapia, todos os pacientes são encaminhados para a capital. Com a chegada desses serviços, nós vamos fazer todo o tratamento aqui. Nós teremos ainda a cintilografia, que vai ajudar no diagnóstico de alguns tipos de tumores”, explica o diretor médico do HRJ, José Antônio Bandeira.

A Unacon oferecerá tratamento aos pacientes com todos os tipos de câncer, em todas as fases da doença, desde o diagnóstico, passando pela cirurgia e o tratamento. Um acelerador linear, equipamento para o tratamento radioterápico, será instalado na unidade. O aparelho tem capacidade para realizar 43 mil sessões de radioterapia por ano.

Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria substancial da qualidade de vida. As aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes, como destaca o diretor médico do HRJ. “Nós temos 55 municípios pertencentes à Rede Peba, e o ganho para esses pacientes vai ser imensurável”.

Com a conclusão das obras, a próxima etapa é a chegada e a instalação dos equipamentos e mobiliários que já foram adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab).

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade