Cultura

Secretaria de cultura abre credenciamento para músicos e artistas participarem de eventos em 2020

A portaria foi publicada nesta quarta-feira (6), no Diário Oficial do Município e o credenciamento permitirá que os artistas participem da maioria dos eventos municipais, exceto os festejos juninos e o Caminho da Roça da Expofeira.

06/11/2019 às 16h07, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, está realizando um credenciamento de músicos e artistas para participarem dos eventos da prefeitura de Feira de Santana em 2020. A portaria foi publicada nesta quarta-feira (6), no Diário Oficial do Município e o credenciamento permitirá que os artistas participem da maioria dos eventos municipais, exceto os festejos juninos e o Caminho da Roça da Expofeira.

O secretário de cultura, esporte e lazer, Edson Borges explicou em entrevista ao Acorda Cidade como irá funcionar na prática esse credenciamento e informou que a partir de hoje os interessados já podem entrar no site da prefeitura e acessar o edital.

“No edital tem tudo muito bem explicado e há uma ficha de inscrição que está lá no site da prefeitura. É importante marcar nessa ficha de inscrição o estilo musical. Esse credenciamento é para bandas sediadas em Feira de Santana e que tenham notoriedade local, tendo o seu portfólio, provando que já se apresentaram várias vezes em vários lugares. Isso é uma exigência do Tribunal de Contas do Município. A portaria estabeleceu aceitar notas fiscais de 2017 pra cá, ou seja, com cachês bem atuais. Só ficam de fora do credenciamento aqueles artistas que tem notoriedade nacional”, afirmou.

Edson Borges relatou que entre os critérios para a escolha das bandas estão a diferenciação do estilo na fase de habilitação, semelhante ao edital da Micareta.

“Essa fase da habilitação é a apresentação de documentação, se a atração for pessoa jurídica traz a documentação de pessoa jurídica, se for pessoa física, tem que ser representado por uma produtora, tem que ter a carta de exclusividade de no mínimo um ano e isso tudo, o mundo artístico já sabe, não tem nenhuma novidade. A atração habilitada documentalmente passa para a fase de pontuação como foi feita na Micareta, uma curadoria com três pessoas com curso superior de música, são três maestros que vão fazer uma audição e através dos quesitos, eles vão dar as notas. Então iremos fazer uma classificação por notas. Chega o evento, o reisado de Tiquaruçu, por exemplo, se eu vou colocar banda de samba, pego as bandas habilitadas de samba, convido-as e se faz um sorteio. Digamos que eu tenho oito bandas habilitadas, mas eu só preciso de duas para a festa, então se sorteia as duas bandas que vão tocar. Essa portaria foi toda feita obedecendo os critérios legais, determinados, apontados pela Controladoria Geral do Município e também seguindo normativas do Tribunal de Contas do Município”, acrescentou.

O secretário salientou ainda que as indicações de artistas são sempre bem-vindas e o objetivo maior da secretaria é democratizar a escolha de bandas locais, dando oportunidade a todos.

O credenciamento vai ficar disponível no site da prefeitura até o dia 27 de novembro.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade