Cultura

Fundação Egberto Costa presta homenagem a pessoas que colaboram com a cultura em Feira de Santana

O radialista Dilton Coutinho foi um dos homenageados.

06/11/2019 às 11h45, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Ney Silva

Uma solenidade no Museu de Arte Contemporânea na noite de terça-feira (5), Dia Nacional da Cultura prestou homenagens a várias pessoas que apoiam e fazem cultura em Feira de Santana.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O evento em sua terceira edição foi uma iniciativa da Fundação Egberto Costa. Pessoas que atuam em teatro, música, artes e no rádio receberam uma placa em reconhecimento pela valorização da cultura em Feira de Santana.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O professor Raimundo Gama fez uma palestra sobre o escritor, poeta e politico Ruy Barbosa. Ele ressaltou sobre a ligação de Ruy Barbosa com a cidade de Feira de Santana e sua importância como jurista.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Ele foi candidato a presidência da república e não fez campanha. Veio para Feira três dias com o juiz federal Paulo Martins Fontes e esse juiz estava fazendo campanha para governador, contra JJ Seabra. As instituições conhecem muito pouco a ligação de Ruy Barbosa com Feira de Santana e as escolas não programam para ensinar, para reviver a memória do que acontece na história da sua cidade. A vida da cidade, devia ser contada nas escolas, mostrada nas escolas”, afirmou.

Quem também foi prestigiar a solenidade pelo Dia Nacional da Cultura foi a professora Liacelia Pires Leal que é presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana. Ela lembra que é importante ter uma data. Mas, cultura se faz todos os dias.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Cultura se faz todo dia, principalmente a gente do instituto histórico. Estamos sempre trabalhando com a cultura e então a gente além de fazer homenagens, valoriza a cultura feirense. O mais importante é isso, nós temos valores muito grandes aqui em Feira de Santana. A cidade de Feira de Santana é riquíssima e a gente fica assim entusiasmado em ver cada vez mais surgindo novos grupos, novas pessoas, se destacando na cultura, em cenário nacional pelo Brasil, muita gente talentosa. Eu acho fabuloso, eu me entusiasmo, eu não sou feirense, sou de Santo Estevão, mas sempre destaco Feira de Santana como uma cidade cultural”, comentou.

O presidente da Fundação Egberto Costa, Antônio Carlos Coelho fez uma avaliação da solenidade em homenagem ao Dia da Cultura. Ele ressaltou que o momento ainda contou com lançamento de livros.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Foi uma festa bonita, muita pessoas envolvidas com a cultura de Feira aqui presentes. Lançamos o livro do quinto concurso de poesia de Feira de Santana que é uma promoção da Fundação Egberto Costa e também lançamos o livro de Antônio Lajedinho , Sonetos. Homenageamos pessoas importantes da cultura de Feira de Santana, como os radialistas Ney Silva, Dilton Coutinho e Tanúrio Brito”, concluiu.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade