Feira de Santana

Laudos apontam que edifício Sarkis precisa de reforço estrutural; engenheira explica

O prédio está interditado desde o dia 17 agosto deste ano por conta de ameaças de desabamento.

25/10/2019 às 22h24, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Os estudos feitos até o momento apontam que o edifício Sarkis localizado entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Sales Barbosa, no centro comercial de Feira de Santana, precisa de um reforço estrutural. Com isso não há, até o momento, planos de demolição. É o que informou a engenheira Ana Caroline Rebouças ao Acorda Cidade.

Segundo ela, dois dos três laudos elaborados pela Defesa Civil e outros órgãos ficaram prontos. O terceiro está sendo elaborado pela Empresa Baiana de Saneamento e Águas (Embasa) e deve ser concluído nos próximos dias.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Os dois laudos que saíram tiveram a conclusão de que realmente precisa ser feito um reforço estrutural. O terceiro laudo é o da Embasa, que provavelmente deve estar saindo na quarta-feira. Vamos juntar os três para obter uma conclusão final sobre o prédio”, informou a engenheira.

Este tipo de intervenção é realizado para aumentar a capacidade de resistência da estrutura com a finalidade de solucionar problemas como fissuras, destacamento do cobrimento das armaduras, corrosão das armaduras, degradação ou inexatidão do projeto original. O coordenador interino da Defesa Civil, Pedro Américo, já havia informado que o edifício vem mantendo sua estrutura estabilizada, não apresentando movimentação em sua estrutura, comprovada por três tipos de testemunhos: gesso, vidro e plástico.

Ana Caroline disse ao Acorda Cidade que os laudos demoraram de sair porque são feitos muitos estudos de solo, cálculos, topografia e outras averiguações mais aprofundadas.

Interditado desde o dia 17 agosto deste ano por conta de ameaças de desabamento, ainda não há previsão de quando o prédio será reaberto. O acesso à Rua Sales Barbosa pela Avenida Getúlio Vargas também está fechado por conta da interdição.

“O prédio vai poder ser reaberto a depender do que os proprietários vão querer fazer, após os reparos. Terá que ser feito o reforço estrutural de seus pilares porque houve um rebaixamento. A questão da liberação do prédio não vai depender apenas da Defesa Civil e outros órgãos. Vai depender também da família proprietária. É um prédio privado e eles decidirão. No momento não é o plano demolir o prédio, nem é a posição que os laudos nos colocou. O prédio, na verdade, sempre teve um risco iminente. É um prédio antigo e ele não teve o recalque que teve agora, vinha aos poucos, como mostram os estudos, mas é um prédio que hoje está estável. Ele não corre o risco de desabar por agora, não temos um prazo. Existe um risco, que pode ser pequeno, mas pode ter”, ponderou.

Abertura lateral no Mercado de Artes

Ana Caroline informou ao Acorda Cidade que para aumentar a segurança no Mercado de Arte Popular, localizado ao lado do Edifício Sarkis, foi feito uma abertura lateral para ter acesso à Rua Sales Babosa, em caso de necessidade de evacuação.

“Tivemos uma reunião e entramos no consenso de fazer uma abertura na lateral (…). Essa lateral já foi feita, só precisa aguardar refazer o piso, porque tivemos que mexer no piso da rua”, disse.

Leia também: Edifício Sarkis já havia sido interditado pela Prefeitura, em 1981, por problemas em sua estrutura
 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade